Covid-19 é mais transmissível 2 dias antes e 3 dias após início de sintomas

Um novo estudo indica que pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 têm maior probabilidade de transmitir o novo coronavírus dois dias antes e três dias após surgirem os sintomas da Covid-19. A conclusão foi divulgada em um estudo publicado na última segunda-feira (23) no jornal científico JAMA Internal Medicine.

Liderada por pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, a equipe avaliou cerca de 9 mil pessoas que haviam tido contato com infectados pelo coronavírus na província chinesa de Zhejiang, entre janeiro e agosto de 2020. Esse contato se deu de diversas formas: convivendo na mesma casa ou frequentando o mesmo ambiente de trabalho, hospital e veículo de transporte, por exemplo.

Os infectados foram monitorados durante um período mínimo de 90 dias após o resultado positivo do teste para Covid-19. Entre eles, 89% tiveram sintomas leves ou moderados; somente 11% foram assintomáticos e ninguém desenvolveu a forma grave da doença.

Os pesquisadores notaram ainda que indivíduos sem sintomas eram menos propensos a transmitirem o Sars-CoV-2 para contatos próximos; mas, se o fizessem, os infectados tinham maior propensão a serem assintomáticos.

O que chamou mais atenção, porém, é que o risco de contrair o vírus era maior quando o contato com infectados ocorria pouco antes ou depois do início dos sintomas. Em média, isso se deu dois dias antes e três dias após as primeiras manifestações da enfermidade.

Os resultados salientam a importância da vacinação e de medidas preventivas contra a Covid-19. “Esse entendimento fornece mais evidências de que o teste rápido e a quarentena depois que alguém está se sentindo mal é uma etapa crítica para controlar a epidemia”, afirma Leonardo Martinez, coautor do estudo, em comunicado.

 

Fonte: Galileu

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy