Destaque

Criada por brasileiros, calculadora online mede níveis de depressão

Pesquisadores desenvolveram uma calculadora online, com acesso gratuito, para medir os níveis de depressão. A ferramenta se baseia em estudos e questionários validados para rastrear sintomas, mas não serve para diagnóstico.

Como funciona?
O cálculo é feito a partir das respostas a nove questões. As perguntas são do questionário PHQ-9 (sigla em inglês para Questionário de Saúde do Paciente-9), que avalia a presença dos sintomas depressivos descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais.

Quem responde deve considerar os sentimentos das duas últimas semanas. O teste investiga humor deprimido, grau de interesse ou prazer em fazer as coisas, problemas com o sono e de concentração, cansaço e mudança no apetite, por exemplo.

Resultado é comparado ao da população brasileira. Outro material utilizado para a calculadora foi um estudo que determinou normas para o PHQ-9 no Brasil, com base na PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) de 2019. Mais de 90 mil brasileiros responderam às mesmas perguntas da ferramenta internacional.

Pontuação padronizada indica o nível dos sintomas.
Os resultados variam entre 0 e 100. De 0 a 50, representa nenhum sintoma; de 50 a 60, poucos sintomas; entre 60 e 70, indica sintomas moderados; acima de 70, os sintomas são graves e merecem atenção clínica para depressão.

Resultado da calculadora não é diagnóstico de depressão.
A própria página do teste alerta que a pontuação deve ser interpretada dentro de um contexto, junto com outras informações, por profissional de saúde mental.

Estudo brasileiro levou à criação do recurso.
Ele foi desenvolvido por profissionais ligados ao CISM (Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental), à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e à UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

Recurso acessível
A ferramenta é gratuita. A calculadora pode ser acessada neste link (que pode levar um tempo para abrir), onde o resultado do teste pode ser enviado ao profissional de saúde ou baixado. Após o cálculo, as informações pessoais são apagadas automaticamente.

Fonte:  https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2025/03/26/calculadora-online-sintomas-depressao.htm

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo