Cuidados com a saúde vascular evitam embolia pulmonar e a sobrecarga cardíaca

Com o surgimento da pandemia causada pelo novo coronavírus, muito se tem ouvido falar a respeito da embolia pulmonar. Mas final, o que ela é? É um quadro vascular, onde há uma obstrução das artérias do pulmão por coágulos sanguíneos, que dificulta ou impede a passagem sanguínea.

Essa condição é um pouco mais prevalente em homens do que em mulheres, principalmente com idade superior a 55 anos. Outras razões podem estar dentro dos fatores de riscos, como etnia, hereditariedade, obesidade, tabagismo e câncer.

De acordo com o cirurgião vascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), doutor livre-docente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo (HC-FMUSP) e médico do Hospital Sírio Libanês, Dr. Ivan Benaduce Casella, a associação da trombose venosa profunda (TVP), nos membros inferiores, com a embolia pulmonar é frequente.

“Os membros inferiores são o sítio mais comum de formação de coágulos, os chamados trombos. Eles podem se desprender das veias dos membros inferiores e se deslocar pela circulação até os pulmões, provocando a embolia pulmonar”, afirma.

O especialista explica que o quadro de embolia, por si, já é uma complicação da TVP. Contudo, ainda assim, possui a sua fase aguda. A embolia severa pode levar o paciente a ter dificuldade respiratória e sobrecarga do ventrículo direito, que é o responsável pelo envio do sangue para os pulmões, que pode levar a um choque circulatório. Nesse caso, o cirurgião vascular deve tomar medidas emergenciais para reabrir a circulação pulmonar.

Entretanto, quando a embolia pulmonar é identificada e tratada precocemente, é possível inibir o seu avanço e, consequentemente, terapêuticas invasivas. “O tratamento mais utilizado nos casos de embolia pulmonar é a anticoagulação. Utilizamos anticoagulantes para evitar a propagação do coágulo e propiciar ao organismo condições favoráveis para que esses coágulos sejam reabsorvidos”, esclarece Dr. Casella.

Diante desses agravantes, torna-se ainda mais importante o cuidado preventivo com a saúde. As empresas têm investido nesse cuidado com seus colaboradores a fim de aumentar a qualidade de vida e diminuir os riscos e gastos em saúde. Uma ferramenta que tem sido muito utilizada é gestão integrada da consultoria de benefícios Victory Saúde (victorysaude.com.br).

Ela é responsável por fazer todo o estudo da população da empresa e traçar o perfil de saúde, identificando os riscos futuros e aplicando planos de ação efetivos para prevenir as doenças que podem ser amenizadas ou eliminadas através do cuidado preditivo.

Mais do que nunca, é necessário nos cuidarmos antes do problema chegar, assim, podemos até nos livrar de passar por ele.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy