[DF]-Saúde dá início às contratualizações com as regiões de Saúde

A Secretaria de Saúde promoveu, nesta sexta-feira (13), um encontro para dar início ao processo de contratualização com as superintendências regionais de saúde.

Esta é a segunda etapa do projeto de descentralização e regionalização da pasta, iniciado em 2016. A primeira fase ocorreu em dezembro do ano passado, quando foi assinado o acordo de gestão regional entre a administração central e as regiões de saúde.

A contratualização tem como finalidade formalizar a relação entre os gestores públicos de saúde e suas unidades territoriais por meio do estabelecimento de compromissos entre as partes que promovam melhoria do desempenho e a qualificação da assistência de acordo com as diretrizes estabelecidas nas políticas públicas.

A segunda etapa foi iniciada com a atenção primária.

“Isso vem justamente ser mais uma ferramenta para organizar a conversão da atenção primária e a consolidação da Estratégia Saúde da Família de forma responsável e planejada, para que a gente possa olhar, monitorar e avaliar as ações que estão sendo desempenhadas e contribuir no planejamento desta ações. Isso alinhado ao novo modelo assistencial que estamos vivenciando no DF e numa reforma sanitária que tenha uma continuidade organizada”, explica a coordenadora de Atenção Primária, Alexandra Gouvêa.

Um total de 150 pessoas participaram da reunião desta sexta-feira (13) entre gerentes e diretores de atenção primária e gestores da Coordenação de Atenção Primária da Secretaria de Saúde. Na ocasião, foi ministrado um curso de aperfeiçoamento para construir a contratualização local, que na atenção primaria deverá estar pronta até junho deste ano.

“Após a contratualização com as unidades básicas de saúde, o mesmo processo será feito com gestores da atenção especializada, posteriormente com as unidades de referência distrital (hospitais Materno Infantil, de Apoio, e São Vicente de Paulo, e o Complexo Regulador) e, por último, com a atenção secundária”, informa a diretora de Gestão Regionalizada, Mabelle Roque.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy