DSEI Rio Tapajós conclui etapas locais da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

[Rio de Janeiro] – O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós finalizou, dia 28 de novembro de 2018, as etapas locais no território. Com o objetivo de tratar da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, mais de 600 indígenas participaram de quatro etapas locais, de acordo com os seguimentos. As etapas locais contaram ainda com a presença de convidados das comunidades. Durante o período da realização das etapas locais foram construídas 264 propostas de acordo com os sete eixos propostos. As comunidades realizaram rodas de conversas de acordo com os eixos temáticos e discutiram as propostas que melhor adequam a realidade dos povos indígenas respeitando as especificidades de cada etnia presente no território.

Aroldo Saw Munduruku, um dos relatores da 6ª CNSI, disse que é a primeira vez que participa de uma conferência, “é muito importante as discussões para a busca de melhorias na saúde para as comunidades, porém, os povos indígenas ainda têm dificuldades no conhecimento do próprio sistema de saúde que presta serviços de saúde no território, a conferência vem a contribuir para este conhecimento”.

A coordenadora Cleidiane Carvalho Ribeiro dos Santos participou de todas as etapas locais, “é gratificante ver as comunidades atentas ao sistema atual de saúde pública, pesando em buscar novos rumos e melhorar a Política Nacional de Atenção aos Povos Indígenas – PNASPI” disse Cleidiane.

Com a finalização das etapas locais o Dsei Rio Tapajós por meio da comissão organizadora da 6ªCNSI, segue o planejamento para a realização da Etapa Distrital que será realizada no município de Jacareacanga – PA, aldeia Nova Karapanatuba de 17 a 19 de dezembro de 2018.

Por Comunicação Sesai

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy