Escama de pirarucu pode servir para revestimento de implantes ósseos

Pesquisadores encontraram uma nova alternativa de baixo custo e de menor impacto ecológico para cirurgias de implante ósseo: a escama do pirarucu. A partir de pesquisas interdisciplinares, os cientistas perceberam que a escama do peixe amazônico poderia ser usada de matéria-prima base para um tipo de cimento usado na fixação de implantes.

Jean Carlos Silva Andrade, coordenador do estudo e professor do departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Amazonas, explica que o grupo chegou à descoberta investigando as propriedades físico-químicas, bioativas e biológicas da escama do peixe. Perceberam que, por meio de alguns processos químicos como a extração do fosfato de cálcio (CaP) das escamas, poderia-se chegar a uma substância chamada hidroxiapatita (HA), um biomaterial já conhecido em processos de restauração óssea.

O mais comum é que indústrias sintetizem quimicamente o HA para depois utilizá-lo em cirurgias que vão de implantes ósseos a preenchimentos faciais. A produção dele a partir da escama do pirarucu, no entanto, tem se mostrado mais vantajosa e até de melhor qualidade, especialmente nos implantes de pacientes frágeis como os portadores de osteoporose.

“A integração osso-parafuso por intermédio de cimentos tem se mostrado uma ótima alternativa para pessoas com osteoporose, onde a densidade óssea fragiliza a fixação dos implantes”, explica Andrade, em comunicado. Esse “cimento” de HA é bioabsorvível. O pesquisador destaca que ainda existem alguns pontos a serem investigados pela equipe de cientistas, como o desgaste da substância e as possíveis implicações caso o implante seja rejeitado.

A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e envolveu pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy