Especialista alerta para cuidados com o uso de lentes de contato
A jovem catarinense Lara Brandão, de 18 anos, viralizou nas redes sociais após relatar que perdeu a visão de um dos olhos devido ao mau uso de lentes de contato.
A repercussão acendeu um alerta sobre os cuidados necessários ao utilizar o objeto, que pode ser usado tanto para corrigir problemas de visão quanto para fins estéticos.
Ela contou em vídeos que o problema ocular ocorreu devido à falta de cuidados ao armazenar a lente. “O que me causou isso foi o uso indevido das lentes de contato, foi culpa minha, foi irresponsabilidade”, disse nas gravações.
“Eu tinha o costume de ficar coçando o olho, e isso me causou laceração na córnea. Além disso, eu também tomei banho usando as lentes; e como aacanthamoeba está presente na água, que é um protozoário de vida livre, infectou meu olho” acrescentou Lara.
Já a estudante Beatriz Silva, que é cosplay e precisa fazer uso frequente de lentes de contato coloridas para a montagem dos personagens, afirmou em entrevista à TV Clube que procura manter o máximo de higiene ao manusear as lentes.
“Eu faço toda a higienização. A cada 15 dias, troco a solução. Dependendo da marca, a validade é de cerca de um ano. Sempre é necessário ter cuidado de não usar coisas que não são apropriadas, como água, colírio ou soro fisiológico,” afirmou.
O médico oftalmologista Rodrigo Almeida ressaltou que as lentes de contato devem ser indicadas por um especialista, por meio de uma consulta médica. Ele ressalta que o cuidado com a limpeza é indispensável para o bom uso delas.
Outro ponto importante citado pelo especialista é: ao sentir qualquer incômodo, recomenda-se que a lente seja retirada imediatamente.
“Sentiu alguma coisa no olho, não importa o que é, se está de lente de contato, a primeira atitude é tirá-la do olho e procurar seu oftalmologista. Essa é sempre a primeira diretriz a ser seguida” diz.
Outras recomendações incluem: não dormir com as lentes, não coçar os olhos, evitar usar produtos de lubrificação ocular e manusear as lentes sempre com as mãos limpas. Além disso, é preciso ficar atento a validade do produto, que costuma variar entre uso mensal e anual.