Fiocruz e MSD fecham acordo para produção nacional de pílula contra Covid-19 aprovada pela Anvisa

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a farmacêutica MSD assinaram, nesta quarta-feira, um acordo de transferência de tecnologia do medicamento Monulpiravir, contra a COVID-19. O fármaco foi aprovado também nesta quarta para uso no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A transferência de tecnologia nada mais é do que a passagem do “segredo de fabricação” do antiviral ao instituto brasileiro. O acordo de cooperação também prevê a realização de estudos com este medicamento, em conjunto, entre as duas organizações. Entre as doenças a serem estudadas com o uso do antiviral está a dengue e a chikungunya. As entidades também estudam o uso do medicamento com função “profilática” ou seja, para a prevenção da infecção causador pelo coronavírus.

Conforme o GLOBO mostrou, as primeiras doses do Monulpiravir a serem usadas no Brasil, porém, serão importadas dos Estados Unidos. Justamente porque o processo de transferência de tecnologia se dá de maneira longa e faseada.

“Caberá à MSD monitorar e acompanhar, em conjunto com Farmanguinhos, o desenvolvimento das atividades para a transferência parcial de tecnologia, prestando assistência em todo o processo” diz um comunicado da empresa enviado ao GLOBO.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy