Fiocruz identifica mais dois casos da subvariante BA.2 do Sars-CoV-2 no país

RIO — A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou mais dois casos da linhagem BA.2 da cepa Ômicron, neste sábado (5), no Rio de Janeiro e Santa Catarina. Os casos foram descobertos por meio de sequenciamento genético.

A subvariante, que vem tomando espaço no mundo entre os casos de Ômicron, já havia sido detectada em três outros pacientes na sexta-feira (4). O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde.

A BA.2 é considerada mais transmissível e já deu indícios de driblar melhor a proteção das vacinas atuais, porém os pesquisadores não identificaram maior letalidade na subvariante.  Ela já foi confirmada em países como Filipinas, Nepal, Catar, Índia e Dinamarca. Em outros, como Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, sua frequência está aumentando rapidamente.

O diagnóstico inicial dos novos casos brasileiros foi feito pelos LACENs dos estados por meio do exame RT-qPCR. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC/Fiocruz para a realização do sequenciamento genômico, o que confirmou a presença da subvariante BA.2. Os resultados finais foram informados às secretarias de Saúde dos dois estados e ao Ministério da Saúde, de acordo com os protocolos de referência.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy