Florentino Neto e Welton Bandeira anunciam reforços no atendimento da urgência e emergência do hospital de Picos

[Picos] – Em visita ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos, o secretário de Saúde do Estado, Florentino Neto, e o presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Welton Bandeira, anunciaram reforços no atendimento da urgência e emergência do hospital já para os próximos fins de semana.

Florentino Neto explicou que no último fim de semana houve uma demanda atípica e pontual, sobrecarregando o atendimento. “Como nesse período do Natal e virada de ano, os serviços de Estratégia de Saúde da Família das cidades da macrorregião de Picos estão de recesso, muitos pacientes que eram para Atenção Básica procuraram o Hospital de Picos, que somados ao aumento da demanda do período, acarretaram numa saturação na capacidade de acolhimento, mas todos os pacientes foram sendo acomodados de forma regular”, disse.

O secretário divulgou que, “Normalmente são atendidos até 300 pacientes por dia, mas neste domingo foram atendidos quase o dobro desse número. Em média, são realizadas 25 tomografias diariamente, e domingo foram 57”. Florentino ressaltou que, “Toda urgência e emergência vem passando por uma reforma que devemos entregar na sua integralidade agora em janeiro. E também vamos inaugurar o Centro de Parto Normal e a Casa da Gestante, além da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal”, completou.

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado, Welton Bandeira, destacou que as medidas para os próximos fins de semana já foram tomadas. “Uma série de medidas estão sendo adotadas, sendo a principal delas, um reforço nas equipes de atendimento da urgência e emergência, aumentando o número de profissionais, para que esse aumento de demanda do período não gere atribulações no atendimento”. Bandeira ainda revelou que já foram providenciadas mais macas e monitores para ampliar os atendimentos.

NOVO HOSPITAL DE PICOS

No último dia 29 de novembro, a 1° Vara dos Feitos da Fazenda Pública, através do juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, autorizou a continuidade das obras do novo hospital, o Centro de Referência Médica. As obras estavam paralisadas desde 2016 devido a uma decisão judicial.

“Reformas e ampliações estão sendo executadas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde para toda a população piauiense e agora poderemos retomar a construção do nosso novo hospital”, destacou o secretário.

O gestor da Sesapi informa que quando inaugurado, o hospital atenderá cerca de meio milhão de pessoas provenientes de 60 municípios da região e que o projeto inicial prevê que a unidade contará com 260 leitos de enfermaria, 24 leitos de UTI adulto, central de processamento de resíduos, quatro salas de parto normal, auditório com 150 lugares, refeitório, biblioteca e toda a estrutura de um hospital-escola, de média e alta complexidade, tendo em vista que a unidade também receberá acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) de Picos.

Ascom

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy