Justin Bieber e Dianne Feinstein: saiba qual é o novo vírus que atacou ambos e pode levar à surdez, entenda

O escritório da senadora democrata americana Dianne Feinstein confirmou que a californiana de 89 anos, diagnosticada com herpes zoster em fevereiro deste ano, evoluiu e ela ainda sente complicações da infecção chamada síndrome de Ramsay Hunt — a mesma que o cantor Justin Bieber teve em meados do ano passado.

Na época, o artista apareceu com o rosto parcialmente paralisado e disse que o vírus atacou o nervo do ouvido e nervos faciais. Em um vídeo publicado em suas redes na época, Bieber, não conseguia mexer ou piscar um dos olhos. “Não consigo sorrir deste lado do meu rosto. Esta narina não se move”, disse.

Segundo a Organização Nacional de Doenças Raras dos Estados Unidos, aproximadamente cinco a cada 100 mil pessoas desenvolvem a síndrome de Ramsay Hunt no país a cada ano. O diagnóstico é provocado quando o vírus que causa a catapora em crianças e herpes zoster em adultos é reativado e provoca uma inflamação nos nervos da face e dos ouvidos.

Isso porque esse microrganismo permanece em células do corpo durante a vida, mas sem causar novas doenças. Porém, pessoas imunossuprimidas, com outros problemas médicos ou em situações de estresse contínuo podem ter o vírus reativado.

Além da paralisia facial, o quadro da síndrome de Ramsay Hunt pode provocar perdas auditivas ou alterações na caixa de voz. Quando tratada de forma precoce, esses problemas tendem a ser temporários, porém eles podem durar meses ou até anos para voltar ao normal.

Os sintomas podem incluir uma erupção dolorosa dentro do canal auditivo e fora do ouvido, às vezes atacando a língua e o céu da boca, de acordo com a Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai. Devido ao envolvimento do ouvido interno, as pessoas com a doença também podem sofrer vertigem (sensação de tontura ou coisas girando ao seu redor) ou zumbido, um zumbido no ouvido.

O tratamento é realizado com medicamentos antivirais e antiinflamatórios. Especialistas afirmam que cerca de 70% das pessoas com Ramsay Hunt recuperarão a função completa ou “quase completa” dos músculos faciais.

Sessões de treinamento com fonoaudiólogos também podem ajudar a minimizar o impacto na audição e reverter a paralisia dos músculos da face. O tempo de recuperação depende da gravidade da paralisia e pode levar até um ano.

Fonte: O Globo

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy