Ministério da Saúde destina R$ 2,2 milhões para construção de Oficinas Ortopédicas

[Brasília] – Para ampliar a atenção integral à saúde da pessoa com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS), mais três municípios do país receberão R$ 2,2 milhões do Ministério da Saúde para construção de Oficinas Ortopédicas, sendo duas cidades no Pará e uma no Rio de Janeiro. As oficinas ortopédicas promovem o acesso do cidadão às órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. São instrumentos que auxiliam as pessoas com deficiência a desempenharem suas atividades, melhorando as funções motoras, auditivas e visuais. A liberação dos recursos foi publicada na última sexta-feira (18) no Diário Oficial da União.

As Oficinas Ortopédicas serão as primeiras deste tipo a serem implantadas nos municípios de Breves/PA, Marituba/PA e Duque de Caxias/RJ com recursos federais. Os recursos serão transferidos pelo Ministério da Saúde, em parcela única. Caberá às Secretarias de Saúde Municipais a execução das obras.

Alguns exemplos de equipamentos disponibilizados ou adaptados nestas unidades são bengalas articuladas, aparelhos auditivos, diversos modelos de cadeiras de rodas e muletas. Além da oferta destes dispositivos, também são realizados adaptações e manutenções para adequá-las ás necessidades e características dos seus usuários.

As concessões das chamadas Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM’s) ofertadas pelas Oficinas Ortopédicas objetivam ampliar a funcionalidade, a participação e a independência da pessoa com deficiência, proporcionando maior autonomia, qualidade de vida e inclusão social e, ainda, contribuindo para a superação de barreiras.

O atendimento ofertado nestas unidades é realizado de forma individualizada e qualificada, por uma equipe multiprofissional de reabilitação responsável pelo acompanhamento conforme propõe o programa de reabilitação, de forma a atender às necessidades e especificidades de cada pessoa.

Para ter acesso ao serviço ofertado pela Oficina Ortopédica, o cidadão deve procurar a secretaria de saúde municipal e se informar sobre o atendimento e os serviços de reabilitação disponíveis na região.

REDE DE CUIDADOS À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Atualmente, o SUS conta com 37 oficinas ortopédicas no âmbito da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, além de 228 Centros Especializados em Reabilitação (CER), 259 Serviços de Reabilitação em modalidade única, 293 veículos adaptados e mais de 36,7 milhões de procedimentos relacionados a Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM).

No Brasil, mais de 12,7 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 6,7% da população, como mostrou a última pesquisa Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Bruno Cassiano, da Agência Saúde

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy