Ministério da Saúde e CFF debatem propostas de incentivo à participação farmacêutica no SUS

[Brasília] – A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) realizou, nesta quarta-feira (23), reunião com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) para debater propostas que visam a construção de políticas públicas de saúde na área da assistência farmacêutica.

A secretária da SGTES, Mayra Pinheiro, reforçou que a formação profissional é um assunto que vai ser tratado com prioridade. “A nossa preocupação é que a população brasileira tenha acesso a profissionais de qualidade”, pontuou.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, ressaltou a importância de discutir os rumos da saúde pública do país.  “A reunião foi muito proveitosa. Foi muito importante a visita da secretária para tratarmos de vários temas do conselho que cabem à SGTES. Ela tem o total apoio do conselho e tenho certeza que vamos poder avançar em pautas muito importantes”, destacou.

A reunião aconteceu em meio a uma série de encontros já previstos entre a SGTES e demais conselhos profissionais, cujo o intuito é fortalecer as ações na área da saúde.

Também participaram do encontro a vice-presidente do CFF, Lenira da Silva Costa, o tesoureiro João Samuel Meira, os assessores da Presidência Tarcisio José Palhano e Zilamar Costa, Sílvio Machado – membro do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFF – e Wellington Barros da Silva, consultor ad hoc do CFF.

SGTES

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. Ademais, promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

CFF

O CFF tem como missão a valorização do profissional farmacêutico, visando a defesa da sociedade. É da responsabilidade do Conselho disciplinar e regulamentar o exercício do profissional farmacêutico, no Brasil, garantindo a ética da profissão.

A instância máxima do CFF é o seu Plenário, instituído pela Lei 9.120, de 1995, integrado por 27 Conselheiros Federais com respectivos suplentes, sendo um representante eleito para cada Estado da Federação.

Por Priscilla Klein, do NUCOM/SGTES

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy