Mito ou verdade: Fazer exercícios com o estômago vazio queima mais gordura?

RIO — Estudos recentes comprovam que fazer exercícios de estômago vazio aumenta a queima de gordura. Segundo pesquisadores da Universidade de Bath, na Inglaterra, treinar em jejum pode queimar até o dobro de gordura quando comparada com a atividade após a alimentação. Mas o cardio em jejum, como ficou conhecida a prática, pode trazer alguns prejuízos e provocar o efeito contrário. Entenda mais abaixo.

A alimentação é o combustível que nosso corpo utiliza para realizar qualquer atividade, desde as mais simples como respirar, quanto as mais complexas, como correr. Durante o processo de digestão, o corpo transforma a comida em pequenas moléculas, cuja principal delas é a glicose. Ela é usada para suprir nossa necessidade de energia diária.

Mas a energia também pode ser adquirida através da quebra de gordura. É o que acontece quando estamos de jejum. E, durante a atividade física, o corpo demanda de muita energia. Por isso, a queima de gordura é acelerada. As células adiposas são quebradas, gerando energia para o treinamento e a manutenção das funções vitais.

No entanto, treinar frequentemente sem se alimentar pode trazer prejuízos à saúde e gerar o efeito contrário ao desejado. Quando estamos com fome, nosso corpo entra em um “modo de sobrevivência” e começa a economizar calorias já que ele não sabe quando virá a próxima refeição. E, quando ingerimos a comida, a tendência do organismo é armazenar mais calorias (em forma de gordura) para o próximo período de fome. Assim, toda a gordura perdida durante o exercício é reposta pela alimentação.

A obtenção de energia via queima de gordura é lenta. Quando começamos a fazer o exercício sem ter se alimentado, o corpo demora a conseguir a energia necessária. Como resultado, você faz um treino de baixo rendimento e fica cansado bem mais rápido. Além disso, estudos mostram que fazer uma atividade física alimentado diminui o apetite para as próximas refeições.

Pessoas que fazem atividade física para ganharam músculos também sentem os efeitos adversos de treinar em jejum. Junto com a gordura que o corpo queima para produzir a energia necessária para desempenhar a atividade, ele também utiliza da massa muscular. Assim, em vez de os músculos crescerem eles diminuem.

O Globo

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy