Norte-americano sobrevive por 71 anos após cirurgia cardíaca e bate recorde

De acordo com o site oficial do Guinness World Records, Jim Ward, morador da Califórnia, EUA, é a pessoa que viveu mais tempo após uma cirurgia de peito aberto. O procedimento foi realizado há 71 anos, em 19 de fevereiro de 1952.

Na época, Jim era um pré-adolescente de 11 anos e tinha um coração extremamente dilatado. Isso porque, ao nascer, sua válvula pulmonar foi contraída por conta de um defeito cardíaco congênito grave.

Segundo conta Ward em entrevista ao Guinness, a recuperação não foi tão difícil, havendo apenas algumas adaptações em sua vida. Ele não pode jogar na liga infantil de baseball por um ano, mas depois voltou a jogar como qualquer outra pessoa.

Ele também não se lembra de sentir dor. Após a operação, passou uma semana no hospital para se recuperar e, depois de dois meses, voltou às aulas. “Em casa, tive que dormir por um tempo na sala, porque não tinha permissão para subir escadas”, relembra.

As únicas restrições que ele segue até hoje é manter baixo peso e fazer muitos exercícios, como caminhada, natação, corrida e ciclismo. Ward, que hoje tem 82 anos, também já passou por outros procedimentos cardíacos, como o implante de um marca-passo em 2008. Atualmente, ele toma remédios para pressão e acredita que está com a saúde excelente para sua idade.

Por conta de sua rápida recuperação e sua vida ativa, o médico de família e o cardiologista de Ward também ficaram surpresos com seu histórico e orgulhosos por tê-lo ajudado a permanecer saudável. “Apenas aproveite a vida e mantenha a mente e o corpo o mais ativos possível”, aconselha o norte-americano.

Fonte: Revista Galileu

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy