Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HEDA já notificou mais de 6000 pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19

[Teresina] – O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba já realizou a notificação de mais de 6000 pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19 desde o início do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Piauí. Todos os dados coletados pelo NHE são tabelados e apresentados semanalmente em forma de boletim. Os enfermeiros da equipe assistencial, que acompanham diretamente os pacientes realizam as notificações para o núcleo que cadastras os dados nos programas instituídos pelo ministério da saúde, o SIVEPGRIPE e o ESUS VE.

A notificação é realizada a partir do momento que o paciente entra na triagem do setor COVID. Os pacientes que são internados diariamente passam por acompanhamento do NHE através de um aplicativo que é alimentado diariamente com a evolução do quadro do paciente, sendo o mesmo acompanhado até receber sua alta médica.

Aqueles que forem encaminhados para casa para passar pelo tratamento em domicílio tem suas fichas registradas no ESUS VE, onde todos os municípios tem acesso, e através das UBS os municípios de residência de cada cidadão podem acompanhar o caso.

A coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HEDA e enfermeira Lizia Carneiro fala que os dados são importantes para traçar as estratégias do hospital para a realidade da cidade. “Com os dados do boletim que geramos nós traçamos o perfil epidemiológico do HEDA, o que permite traçar ações e estratégias, além de entendermos a realidade da cidade, permitindo assim uma melhor tomada de ações”, fala a coordenadora.

Comments are closed.