O que é vasculite, doença autoimune que afetou sentidos de Ashton Kutcher

Em um trecho do novo reality show da National Geographic publicado no portal Access Hollywood nesta segunda-feira (8), o ator norte-americano Ashton Kutcher se abriu para o público sobre sua condição de saúde nos últimos anos. No episódio que ainda será lançado de Celebridades à prova de tudo: o desafio, com Bear Grylls, da National Geographic, o astro do filme Jobs relata momentos tensos que envolveram perda de audição e visão por um ano.

“Você realmente não aprecia isso, até perder”, comenta o ator durante a entrevista a Bear Grylls. “Dois anos atrás, eu tive essa forma estranha e super rara de vasculite, que derrubou minha visão, minha audição e meu equilíbrio” explicou.

Conhecida como vasculite, a condição autoimune que afetou o ator se trata de uma inflamação dos vasos sanguíneos. Essa inflamação ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca veias, artérias e pequenos capilares, resultando em um estreitamento desses vasos.

De acordo com o Manual Merck de Diagnóstico e Terapia (MSD), o motivo para que a resposta imunológica ocorra pode ser por conta de um dano já existente na parede do vaso ou por uma resposta a processos cicatriciais.

Como consequência do processo inflamatório, o fluxo de sangue é restringido e, em alguns casos, ele pode parar completamente. Além disso, aneurismas e rompimentos de vasos pelo fluxo parado (hemorragias) podem ser fatais se não notados a tempo.

Por atacar uma parte importante para o funcionamento do corpo, a vasculite é classificada de duas formas: vasculite primária e secundária. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é considerada vasculite primária quando as causas da inflamação não são conhecidas.

Sendo uma forma rara, na primária é normal que o ataque das células de defesa seja direto nos vasos sanguíneos. Para o diagnóstico da primária, é necessário que a inflamação não tenha sido desencadeada por agentes terceiros (processos virais ou câncer).

As vasculites primárias são separadas em dois subgrupos: as isoladas do sistema nervoso central, que podem inflamar separadamente vasos do cérebro, medula espinhal, pele, olhos, ouvido e outros, e as sistêmicas. As vasculites primárias sistêmicas causam inúmeras inflamações em vasos sanguíneos de vários órgãos ou sistemas de forma sequencial ou simultaneamente.

Já a vasculite secundária tem sua inflamação em vasos sanguíneos causados por fatores externos, como infecções pré-existentes, respostas de defesa a fármacos ou toxinas, distúrbio inflamatório e câncer — sendo o mais comum, a leucemia.

Principais sintomas

O manual Merck aponta que os primeiros sintomas podem parecer como de uma inflamação qualquer. O paciente pode apresentar febre, suor noturno, fadiga, anorexia, dores nas juntas e artrite. Ademais, dores de cabeça intensas e persistentes e lesões cutâneas – como nódulos, urticárias e úlceras –  também podem ser um indício de que exista uma inflamação sanguínea.

Há ainda sintomas mais acentuados que se apresentam em quadros avançados. Se o paciente apresentar hemorragia alveolar, perda da visão, trombose intestinal e declínio acentuado das funções renais, é necessário tratamento imediato.

O diagnóstico pode ser feito em avaliações clínicas e com exames laboratoriais específicos para a identificação de vasculites, investigando seu tipo e possíveis causas para a inflamação.

Fonte e imagem: Revista Galileu

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy