DestaqueEspeciais

‘Pareço um Oompa Loompa’, diz jovem que ficou laranja após comer quantidades excessivas de cenoura por dia

Uma jovem de 21 anos costumava comer até 10 cenouras diariamente, além de três pimentões e uma batata-doce. Segundo ela, a dieta rica em legumes melhorava a sua saúde, porém, ela notou um efeito colateral em sua pele: ela estava ficando laranja. Os amigos de Dena Rendall presumiam que a culpa era de um bronzeado falso duvidoso, um desastre de maquiagem ou icterícia — amarelecimento da pele devido a um problema de fígado.

“Eu estava indo para a festa de 18 anos do meu amigo e me arrumando com todas as minhas amigas e estávamos tirando fotos. Ninguém me disse que eu parecia particularmente laranja quando estávamos nos preparando, foi justamente quando ligamos o flash e todos começaram a rir. Eu parecia um Oompa Loompa (personagem laranja do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”)”, disse Rendall.

A garota, depois de pesquisar sua condição on-line, se autodiagnosticou com carotenemia – um acúmulo no sangue do pigmento que dá cor às cenouras e passou a comer apenas oito delas por dia. O amor da garota pelo alimento começou aos 12 anos, quando ela começou a comer cerca de uma ou duas por dia.

“Quando comecei a fazer dieta, comecei a comer cenouras, mas em quantidade normal – talvez uma ou duas por dia. Então, em algum momento, eu comia dez cenouras todos os dias. Eu realmente adoro cenouras e gosto de comer muitas vezes por dia, mas sei que não como necessariamente de uma forma que seja normal para outras pessoas. Me convenci de que nunca fico doente por causa de todas as frutas e vegetais que como todos os dias”, disse.

Depois que ela reduziu a ingestão de cenoura, seu tom laranja tornou-se menos óbvio e os comentários sobre sua tonalidade diminuíram. Atualmente, Rendall come cerca de seis cenouras por dia.

“Quando as pessoas me perguntam que bronzeador eu uso e eu digo que como muitas cenouras, elas pensam que estou brincando. Alguns dias pareço laranja e outros dias é apenas um belo brilho natural, muda”, revela.

Carotenemia

 

Por trás da “mágica” está o beta-caroteno, um pigmento carotenóide antioxidante, presente na cenoura que é convertido pelo corpo em vitamina A.

Ele influencia na formação de melanina, composto responsável pela pigmentação da pele e proteção contra a radiação solar. Dessa forma, altas concentrações do pigmento no sangue consegue uniformizar a cor da derme, dando uma impressão de bronzeado chamada de carotenemia.

A cenoura é rica em vitamina D, C, ferro, vitamina B6, cálcio, magnésio e fibras alimentares. Ela pode ser consumida nas formas líquida, como em sucos ou na forma sólida, combinada a outros alimentos essenciais.

Suas propriedades são benéficas à saúde, já que suas funções vão de prevenir o envelhecimento, combatendo radicais livres do corpo, a proteger a visão, especialmente a noturna. Além de regular a quantidade de açúcar do sangue.

Apenas cenouras dão efeito de bronzeado?

 

Para além da cenoura, o pigmento também pode ser encontrado em grandes quantidades na couve-galega, no damasco, no tomate, na acerola, no espinafre, na manga, no mamão e na abóbora, o que torna todos esses alimentos elegíveis para deixar a pele mais laranja.

Por isso, o truque que se popularizou não é considerado prejudicial. Mas é importante saber balancear as escolhas. Para a pele voltar a cor normal pode levar alguns meses.

Fonte: O Globo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo