A influenciadora digital Flavia Pavanelli relatou por meio de suas redes sociais que foi diagnosticada com pielonefrite, quadro de infecção grave nos rins e precisou ser internada em São Paulo. Segundo ela, os sintomas foram silenciosos e, por isso, teria demorado para buscar ajuda médica.
“Fui diagnosticada com pielonefrite depois de alguns dias achando que era ‘só uma dor muscular’. Meus sintomas foram silenciosos, demorei a procurar um profissional e isso fez com que meu caso ficasse à beira de uma infecção generalizada”, disse.
O que é pielonefrite?
A pielonefrite é uma inflamação nos rins que normalmente ocorre quando as bactérias presentes no trato urinário sobem pelos ureteres e chegam aos rins, provocando infecção.
Esse tipo de infecção requer atenção médica imediata, já que quando não tratada de forma adequada, pode se disseminar por meio da corrente sanguínea, provocando uma condição potencialmente fatal chamada septicemia.
As bactérias são as principais causas de pielonefrite, como uma simples infecção urinária não tratada. Outras infecções presentes em órgãos diferentes ou tecidos podem se disseminar por meio da corrente sanguínea, atingindo o rim e provocando a mesma condição.
Sintomas da pielonefrite
Ao todo são nove os principais sinais da condição. É importante ressaltar que ao sentir ao menos dois ou mais sintomas deve ser procurado um médico especialista para começar a realizar o tratamento adequado.
Entre os principais sintomas estão: dor ou sensação de “ardor” ao urinar, aumento no número de ureia, urina turva e com odor intenso, mal-estar geral, dores abdominais, sangue na urina, náuseas e vômitos, além de febre e confusão mental (principalmente em pacientes mais idosos).
Mesmo se sentir apenas uma dor lombar, como foi o caso de Pavanelli, é importante buscar ajuda o quanto antes e não postergar, pois infecções urinárias não tratadas podem causar cicatrizes e os rins ficam sobrecarregados e perdendo sua função.
O diagnóstico da doença é feito por meio de exames de sangue ou urina e também por meio de exames de imagens, como uma tomografia computadorizada.
Prevenção da pielonefrite
Entre as principais prevenções da doença estar tomar bastante água. Sem o liquido, não há uma lavagem natural do trato urinário e não tem como expulsar as bactérias do corpo. Também não se deve esperar ficar apertado para fazer xixi, a bexiga precisa relaxar. É recomendado que uma pessoa urine a cada quatro horas em média. A bexiga cheia facilita o crescimento bacteriano.
Fazer a higiene íntima com frequência, não usar roupas intimas molhadas, fazer xixi depois de ter relações sexuais, usar camisinha e estar sempre em dia com exames contra infecções sexualmente transmissíveis (IST), também são alguns meios de prevenir a doença.
Tratamento da pielonefrite
O tratamento para a pielonefrite consiste no uso de antibióticos e varia de acordo com as características e a gravidade da infecção. Em casos mais severos, por exemplo, é necessário a internação em um hospital e a entrada de medicação endovenoso.
Fonte: O Globo
Foto: Reprodução/Instagram
Comments are closed.