Profissionais são treinados sobre efeitos adversos das vacinas contra Covid-19

[Teresina] –  Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou nesta segunda-feira (01), Reunião Virtual sobre os Novos Informes da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19 com o objetivo de atualizar sobre a Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Eventos Adversos Pós-vacinação.

O público alvo foram Coordenadores das Regionais de Saúde e técnicos das regionais; secretários municipais de saúde; coordenadores de vigilância Sanitária; administradores dos sistemas de informação; técnicos dos núcleos de vigilância hospitalar e salas de vacina da rede hospitalar.

Pela lista de Eventos Adversos recomendados pela Vigilância, o paciente que apresentar problemas no sistema neurológico deve ser observado de quatro a seis semanas; sistema imunológico, de dois dias a um ano; sistema respiratório, um ano; cardio também um ano; hematológico, um ano; problemas renais, um ano; dermatológico, quatro a seis semanas; gastrointestinal, de quatro a seis semanas;

Segundo a Diretora da Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), Cristiane Moura Fé, treinamentos deste tipo vão acontecer com frequência durante todo o processo de vacinação. “A ideia é envolver todos os profissionais que participam da vacinação para que eles fiquem atentos a qualquer reação adversa da população e conheçam profundamente as duas vacinas disponíveis no Piauí: Coronavac e Astrazeneca”, explica a diretora.

Para a diretora, todos os eventos adversos pós vacina devem ser investigados e notificados no sistema. “Os profissionais devem estar preparados para esse processo de investigação”, diz.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy