Quem tomou a dose de reforço está 3 vezes mais protegido, diz infectologista

O aumento de casos de Covid-19 no Brasil era esperado, de acordo com a infectologista do Hospital Sírio-Libanês Mirian Ben, em entrevista à CNN Rádio.

Ela explicou que essa escalada, registrada em 20 unidades federativas, está relacionada às variantes da Ômicron que já haviam causado aumento de casos na Europa.

“Duas preocupam mais, a BQ.1 e a XBB.1, são variantes que escapam do sistema imune mesmo de quem já teve Covid, até quem teve em junho ou setembro tem tido novamente”, disse.

Aliado à falta de uso de máscaras, a infectologista alertou para o fato de que muitas pessoas não terem tomado a dose de reforço: “Isso contribui para este cenário.”

“Quem tomou a quarta dose tem 3 vezes menos chances de ser hospitalizado do que quem não tomou”, disse.

Mirian destaca que a vacina “está fazendo o serviço esperado”, já que proporcionalmente há menos mortes do que tivemos em 2020 e 2021.

“Estamos vendo muitos casos graves, com internação, em pacientes principalmente idosos sem a dose de reforço, que poderiam ter sido evitados”, ponderou.

Fonte: Amanda Garcia, CNN Brasil

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy