
Em um passado recente, a história do rapaz que perdia o crush das meninas do Leblon por usar óculos era contada em uma das músicas mais pedidas nas paradas de sucesso. Hoje, designers arrojados transformaram os óculos em objeto de desejo, e a tecnologia envolvida na confecção das lentes proporciona uma experiência ainda mais agradável.
Mas será que você sabe quais os óculos adequados para seu estilo de vida? A combinação entre um bom diagnóstico e lentes corretas é fundamental para ter conforto e praticidade no dia a dia.
O primeiro passo para a escolha certa é, claro, a visita a um oftalmologista, seguida de uma ótica de confiança. Encomendar um óculos exige pesquisa e informações sobre a tecnologia empregada para desenvolver as lentes e as armações, porque o design é imprescindível para o bom desempenho do acessório – além de refletir seu estilo.
Embora hoje o consumidor tenha mais informações sobre as lentes, os óculos são um produto muito técnico e com várias opções no mercado. Por isso é tão importante que o consumidor entenda a diferença entre as lentes, os materiais e o que cada tecnologia pode proporcionar.
Você sabe como um óculos é produzido?
A fabricação de um óculos é composta por diversos processos, tais como: grau do usuário, design e material da lente, tecnologia adicional, armação, medidas do usuário e processo de fabricação das lentes.
A partir do exame de vista, define-se o desenho da lente, que vai fazer a correção dos erros refrativos (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) e/ou da presbiopia, a popular vista cansada, comum após os 40 anos. Assim como outras partes do corpo, nosso sistema ocular também sofre os efeitos do tempo. A presbiopia se caracteriza pelo envelhecimento do cristalino, espécie de “lente” que tem a função de regular o foco da visão, e que perde a elasticidade, não conseguindo, assim, manter o foco de objetos próximos.
Se o usuário tiver a presbiopia, as lentes indicadas para a correção são as lentes multifocais, pois elas corrigem os problemas da visão ao mesmo tempo em que corrigem a presbiopia.
As Lentes Varilux apresentam exatamente este desenho multifocal, se diferenciando de outras marcas por corrigir os erros refrativos e a presbiopia simultaneamente para uma visão mais nítida e confortável.
O material da lente é o responsável por suas características físicas, principalmente quando se trata de espessura, leveza, resistência física ou ao impacto e proteção UV e também deve ser levado em consideração na hora da escolha das lentes.
Com as Lentes Varilux, um usuário de equipamentos digitais, por exemplo, tem um excelente campo de visão e conforto para realizar todas as suas atividades sem ter que ficar procurando a melhor posição pra poder enxergar determinada distância ou objeto – o que pode acontecer com uma lente multifocal mais comum.
Outras tecnologias adicionais complementam os benefícios do design Varilux, como:
• Antirreflexo Crizal;
• Antirreflexo com antiembaçamento Optifog;
• Tecnolgia fotossensível Transitions; e
• Proteção contra luzes azuis nocivas por meio do Blue UV Filter.
• Também há a possibilidade de fazer uma lente solar com a tecnologia polarizada das lentes Xperio.
A variedade inclui linhas para quem está vivenciando a sua primeira experiência, para quem usa muito o computador, quem dirige e até para quem pratica esportes. Com tecnologia disponível, usar óculos tornou-se uma experiência muito mais agradável. Lembre-se sempre de visitar o seu oftalmologista e procurar a sua ótica de confiança para fazer a escolha certa.