Saiba por quanto tempo é recomendado usar a mesma máscara e como conservá-la

Antes de mais nada, é preciso saber: onde você normalmente guarda suas máscaras respiratórias?

A) Em vários sacos de papel pardo marcados com os dias da semana, alinhados no parapeito da janela.

B) Pendurada em ganchos perto da porta.

C) Enfiada em um saco plástico na minha bolsa ou mochila.

D) Às vezes encontro uma enfiada no bolso da calça ou no chão do carro.

Se você respondeu “D”, não fique envergonhado. Convivo com o caos das máscaras na minha casa também. As máscaras estão por toda parte — em ganchos e maçanetas, em gavetas, enfiadas em bolsos de casacos e mochilas e, sim, confesso que já peguei uma máscara no chão do meu carro. (Por favor, não faça isso. Um estudo da Clorox descobriu que o lugar com mais germes em seu carro é o tapete do lado do motorista. O porta-copos do banco da frente não estava muito atrás.)

Agora que as autoridades de saúde pública estão recomendando que todos usemos máscaras respiratórias de alto desempenho — como PFF2, N95 e KN95 — o cuidado com as máscaras é mais importante do que nunca. Ao contrário das máscaras de pano, você não pode jogar uma máscara de alto desempenho na máquina de lavar na lavanderia. Sem falar que elas custam mais caro — R$ 79 ou mais um conjunto de 10 – por isso é importante saber como reutilizá-las.

 

 

 

Infelizmente, há muito pouca orientação oficial sobre como cuidar e reutilizar uma máscara de alto desempenho. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA disseram que os profissionais de saúde, que lidam com a escassez de máscaras, podem reutilizá-las até cinco vezes. Mas as pessoas da área médica trabalham em condições únicas e geralmente usam máscara durante todo o turno de trabalho. Já uma pessoa comum, na maioria das vezes, utiliza a máscara por períodos curtos, então provavelmente pode reutilizá-la muito mais vezes, disse Linsey Marr, professora de engenharia civil e ambiental do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (Virginia Tech) e especialista em transmissão viral.

“A orientação existente sobre os cuidados com a máscara é para profissionais de saúde e outros trabalhadores que atuam em condições sanitárias perigosas”, disse Marr em um e-mail. “Para o público em geral, as condições [normalmente sem contato próximo com pacientes infectados durante a maior parte do dia] e as expectativas [uma pessoa tentando reduzir seu risco de infecção durante sua rotina] são muito diferentes, e eu não acho que devemos aplicar a mesma orientação aos dois grupos.”

Regra das 40 horas

Ainda assim, o guia do CDC pode fornecer uma orientação útil para nos ajudar a tomar decisões sobre por quanto tempo usar uma máscara. Com base na regra de cinco dias para os profissionais de saúde, e supondo que eles usem a máscara o tempo todo em um turno de oito horas, isso sugere cerca de 40 horas de uso por máscara, disse Anne Miller, diretora executiva do Project N95, uma organização sem fins lucrativos que examina e vende máscaras de alto desempenho. Muitos de nós usamos uma máscara por períodos de 15 a 30 minutos quando pegamos uma criança na escola ou fazemos algumas tarefas, o que significa que uma máscara pode durar semanas. Realisticamente, porém, se você estiver colocando e tirando uma máscara com frequência, sua máscara provavelmente ficará suja ou as tiras arrebentarão antes de atingir a marca de 40 horas.

Nunca tente limpar sua máscara de alto desempenho. Embora possa parecer tecido sintético, as máscaras de estilo médico são feitas de camadas de filtros de alta tecnologia que foram carregados eletrostaticamente para atrair e prender melhor as partículas. Lavar uma máscara ou tentar higienizá-la com álcool, água oxigenada ou mesmo luz ultravioleta irá degradá-la e torná-la menos eficaz.

Basta deixar sua máscara respirar em um gancho, em um saco de papel ou malha ou em uma prateleira higienizada. A melhor maneira de manter sua máscara limpa é lavar as mãos antes de tocá-la, segurar a máscara pelas alças e mantê-la em local limpo e seco quando não estiver usando. Mantenha algumas máscaras à mão e alterne seu uso para que cada máscara tenha tempo suficiente para arejar entre os usos.

Aqui vão algumas dicas da Dra. Marr sobre como cuidar de uma máscara respiratória para maximizar seu uso.

Como podemos garantir que nossas máscaras continuem filtrando partículas?

Essa capacidade pode ser comprometida se qualquer parte da máscara for fisicamente danificada de forma a criar vazamentos. Isso pode ser um rasgo, um buraco, um vinco — que significa que ela não vedará mais no rosto — ou tiras relaxadas — que te impedirão de puxar a máscara para perto do rosto.

 

 

 

Uma máscara pode ficar saturada com partículas?

As pessoas podem estar preocupadas com a “sobrecarga” da máscara com partículas, de modo que o material do filtro não funciona mais, mas os respiradores são projetados para lidar com uma grande quantidade de partículas e ainda manter sua capacidade de filtragem.

Aaron Collins, um cientista que testa máscaras em um laboratório caseiro e avalia sua capacidade de filtrar aerossóis, aponta que uma N95 é projetada para lidar com 200 miligramas de partículas, o que seria equivalente a usá-la sem parar por 200 dias em um ar muito poluído, como em Xangai. Mas as tiras ou o clipe nasal quebrarão e a máscara perderá sua forma ou ficará visivelmente suja antes que isso aconteça.

Se eu for exposto a uma pessoa infectada, minha máscara será contaminada?

É possível que o vírus esteja na superfície da máscara e você possa tocá-lo e transferi-lo para os olhos, nariz ou boca. Para minimizar esse risco, você deve manusear a máscara pelas bordas e alças e evitar tocar na área na frente do nariz e da boca. Com o tempo — várias horas — o vírus morrerá, então provavelmente não precisamos nos preocupar em acumular mais de um dia de vírus infecciosos no material.

 

 

 

Quanto tempo as partículas virais realmente sobrevivem em uma máscara?

Estamos estudando essa questão usando uma maneira mais realista de colocar vírus aerossolizado em uma N95, e o vírus decai para níveis quase indetectáveis em 30 minutos.

O que você acha da regra de “40 horas de uso”?

Quarenta horas de uso total, seja em cinco períodos de oito horas ou vários períodos mais curtos, deve ser bom. As tiras podem ficar relaxadas ou arrebentar, a máscara pode perder sua forma ou ficar visivelmente suja antes das 40 horas, caso em que você deve substituí-la. Eu tenho uma N95 que usei para duas viagens de avião de ida e volta totalizando mais de 25 horas, para ir à igreja e às compras algumas vezes, para participar de uma competição de ginástica, e finalmente está ficando suja o suficiente — principalmente de esfregar contra meu rosto — e perdendo sua forma, de modo que estou planejando jogá-la fora.

 

 

 

Devo arejar as máscaras, colocar em sacos de papel, com o dia da semana e alterná-las? A maioria joga em uma bolsa, ou pendura em ganchos. Isso importa?

Eu não acho que isso seja necessário. Eu gosto da ideia de arejá-la. Eu deixo a minha sobre algum móvel ou pendurada em um gancho. Se for transportá-la na mochila ou na bolsa, guardo-a em um saco plástico para protegê-la de danos.

 

Para arrejar
Para carregar

 

 

E se a sua máscara for lavada? Pode usar máscara na chuva?

Considere-a arruinada se foi lavada ou ficou encharcada.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy