Secretaria cria rede para fomentar inovação na Saúde

Um dos objetivos da rede é estimular a geração de ideias e soluções para melhorar processos e serviços. Foto: Matheus Oliveira

Fomentar a cultura de inovação, com foco na valorização das pessoas, no conhecimento e no compromisso com resultados. Esse é um dos principais objetivos da Rede de Inovação da Secretaria de Saúde, denominada Rede InovaSES.

A iniciativa foi criada pela pasta por meio da Portaria n° 425, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) neste mês, depois da adesão da secretaria à Rede de Inovação da Gestão Pública do Governo Federal (Inovagov).

“Disseminar a inovação dentro da Secretaria de Saúde, encontrar soluções inovadoras para os nossos desafios e implementá-las, com valorização dos servidores. Esses serão os grandes resultados que virão com a Rede InovaSES”, explica Marcia Blumm, coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep).

Conforme a publicação no DODF, os demais objetivos da Rede InovaSES incluem:

– Estimular a geração de ideias e soluções criativas para a melhoria de processos e serviços

– Integrar e agrupar os trabalhos, projetos, ideias e espaços inovadores da Secretaria de Saúde

– Despertar o empreendedorismo no servidor da pasta

– Desenvolver competências de inovação nos servidores

– Incentivar a prospecção, a execução e a aceleração de ideias e oportunidades que possibilitem a produção de inovações que beneficiem a Secretaria de Saúde e a sociedade.

TRÊS FRENTES – A Rede InovaSES é composta por três frentes de atuação: um portal, um laboratório para disseminar a cultura de inovação na pasta e parcerias com eventos e processos relacionados a captura de inovação e ideias.

O portal será um espaço digital para gestão do conhecimento, com uma biblioteca que mostrará os trabalhos e ferramentas para utilizar as metodologias. O site ainda está em elaboração.

Já a segunda frente, chamada de Laboratório InovaSES, será um local físico na sede da Secretaria de Saúde para promover oficinas e estimular a prática de projetos inovadores da pasta. O laboratório está previsto para ser lançado na primeira quinzena de junho.

“Será um espaço para colocar em prática as ideias e projetos da secretaria que precisam de aceleração, ajudando-os a serem implementados, além de despertar a criatividade dos servidores, para colaborarem uns com os outros”, informa Blumm.

Por fim, o terceiro ponto diz respeito à InovaSES, já em funcionamento com a conexão de atores inovadores na rede e a formação de parcerias com eventos relacionados às práticas de inovação.

Uma delas é com a Conferência Nacional da ABPMP 2018, evento da Associação Internacional de Profissionais de BPM [Business Process Management].

“Nessa situação, viabilizamos o espaço para ocorrer a conferência, e por isso podemos apresentar nele o case da saúde sobre o novo processo de contratações da pasta”, informa Blumm.

Outro evento será o 1º HackSaúde DF, onde serão desenvolvidas soluções inovadoras para os desafios de saúde no Distrito Federal.

TEXTO: Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy