Teresina registra três novos óbitos pelo novo coronavírus

3D illustration of Coronavirus, virus which causes SARS and MERS, Middle East Respiratory Syndrome

[Teresina] – A Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgaram ontem (15) que Teresina confirmou mais 57 casos novos de infecção e três óbitos pelo novo Coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico, a capital possui 1.147 casos confirmados de Covid-19 e 29 mortes causadas pela doença.

Uma das vítimas do novo Coronavírus na cidade era homem, de 62 anos, sem comorbidades, residente na zona Leste e que estava internado em hospital particular. A outra também era um homem, 73 anos, com hipertensão sistêmica arterial e diabetes, residente na zona Sul, internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela. O terceiro óbito foi de paciente do sexo masculino, 80 anos, com diabetes e hipertensão, residente na zona Sul de Teresina, que estava internado em hospital da rede privada.

O aumento dos casos já começa a se refletir em estatísticas preocupantes para a saúde pública. Dos 165 leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19, 109 estão ocupados, o que equivale a 66, 06% de taxa de ocupação.

“Esses números nos preocupam muito. A cada dia, a gente percebe um grande crescimento no número de casos e de pessoas que precisam de UTIs, isso significa aumento da gravidade da doença. Precisamos redobrar os cuidados, lavar bem as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, ficar o máximo de tempo possível em casa e só sair quando for estritamente necessário”, alerta Wesllany Sousa Santana, do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Ontem (14), apenas 44,7% dos teresinenses ficaram em casa, segundo levantamento da startup recifense InLoco. Este percentual foi o menor registrado pelo monitoramento nesta semana. A maior taxa aconteceu na terça-feira (12), quando o índice ficou em 47,4%. Com os percentuais permanecendo abaixo dos 50%, Teresina está cada vez mais distante do índice de 73%, considerado eficaz, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para conter a disseminação do novo Coronavírus.

Com informações da PMT

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy