Teste para covid-19 comprado em Farmácia não pode ser levado para casa

[Teresina] – A autorização da ANVISA em caráter emergencial para a venda de testes rápidos em farmácias devem seguir padrões de atendimento especializado e por isso não poderão ser comprados e levados para casa pelos pacientes.

O atendimento deve ser realizado por profissionais farmacêuticos devidamente treinados. Especialistas apontam limitações neste tipo de teste que podem dar “falso negativo”. O teste rápido usa uma pequena amostra de sangue para detecção de anticorpos para o Sars–Cov-2. O resultado leva em torno de 10 a 30 minutos.

Em Teresina, alguns estabelecimentos já estão realizando o teste rápido de diagnóstico no valor de R$ 290,00.

Outro tipo de teste, mais seguro, porém mais demorado para análise, é o RT_PCR, voltado para a análise de material genético do vírus. Este último não pode ser feito nas farmácias.

AMPLIAR OFERTA DE TESTES

Com essa liberação por meio de decreto, a ANVISA pretende ampliar a oferta e a rede de testagem no Brasil e assim reduzir a alta demanda em serviços públicos de saúde durante a pandemia.

O detalhe é que os testes rápidos não têm finalidade confirmatória e só podem ser feitos somente em farmácias e drogarias regularizadas pela Agência.

Apenas em Teresina, cerca de 7.690 pessoas estão infectadas pelo Novo Coronavírus, segundo pesquisa de investigação sorológica, com testes para a Covid-19, encomendada pela Prefeitura. Os dados indicam que, para cada uma pessoa infectada na cidade, existem outras 62 não notificadas.

Mayara Ladeira Coêlho, Doutora em Biotecnologia, Farmacêutica do HU-UFPI e professora de farmacologia da UniFacid | Wyden

SEM DIAGNÓSTICO FECHADO

Segundo Mayara Ladeira Coêlho, Doutora em Bioteconologia, Farmacêutica do HU-UFPI e professora de farmacologia da UniFacid | Wyden, os testes disponibilizados são do tipo imunocromatográficos, ou seja, do tipo que realiza pesquisa de anticorpos ou antígeno do novo coronavírus (IgM e IgG) e apenas em pacientes a partir do 7º dia de aparecimento dos sintomas, que é o tempo que o organismo leva para produzir estes anticorpos.

“É importante esclarecer que estes testes não são capazes de fechar um diagnóstico de covid-19, não tem caráter confirmatório, são auxiliares. Por isso, em caso de resultado positivo, outros exames laboratoriais são necessários, como o teste de PCR, que hoje é o teste molecular mais preciso para covid-19, já que detecta o material genético do vírus”, alerta a Mayara Coelho.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unifacid | Wyden

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy