Vacina da Pfizer: quais as diferenças entre as doses para crianças e adultos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (16), a aplicação da vacina contra a Covid-19 da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos de idade. Antes, a idade mínima autorizada era de 12 anos.

A aprovação da vacina para a nova faixa etária envolveu uma extensa análise de dados pela agência, que solicitou informações e estudos clínicos à Pfizer e observou, ainda, a experiência de outros países que já aplicam a vacina do fabricante em crianças, como Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Coreia do Sul, Austrália e Holanda. Nestas nações, 95% dos casos de efeitos adversos da Pfizer em crianças foram sem gravidade.

Com a orientação de um grupo de especialistas em pediatria e imunologia, a Anvisa determinou também quais serão as regras para a aplicação da vacina em menores de 12 anos. Conheça as diferenças entre a vacina da Pfizer para crianças e adultos que passa a valer com a autorização da agência.

Dosagem pediátrica

A Anvisa determinou que, enquanto adolescentes a partir de 12 anos e adultos recebem, nas duas doses, 0,6 mL da vacina da Pfizer, em crianças de 5 a 11 anos a dosagem será reduzida em um terço, para 0,2mL. As doses deverão ser administradas com um intervalo de pelo menos 21 dias.

Cores diferentes

Uma vez que a dosagem administrada para crianças é menor, a Pfizer vai adotar cores diferentes nos frascos da vacina, para evitar confusões na hora da aplicação. Os frascos com tampa de cor roxa identificam as doses para maiores de 12 anos, e os de tampas laranja, para crianças de 5 a 11 anos.

Treinamento e locais de vacinação

A Anvisa também orientou que, caso a vacina da Pfizer para esta faixa etária seja incluída no Plano Nacional de Imunização, os profissionais da saúde deverão receber um treinamento para aplicação das doses. O ideal, destacam, é que se evite aplicar a vacina em postos drive-thru e junto aos adultos, proporcionando um ambiente mais acolhedor às crianças.

Outras vacinas

A Anvisa também deu orientações a respeito da administração de outros imunizantesem crianças em um período próximo à vacinação contra a Covid-19. O ideal, alertam, é que os responsáveis aguardem 15 dias depois da aplicação da vacina da Pfizer antes de vacinarem seus filhos contra outras doenças.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy