Vitamina D: Entenda como ela melhora algumas das principais funções do corpo humano

Manter uma alimentação balanceada e capaz de entregar todas as vitaminas que precisamos, com o dia a dia cada vez mais acelerado, é algo que exige bastante planejamento, não é verdade?

Essa correria e a falta de tempo para colocar essa necessidade em prática, muitas vezes faz com que a opção por alimentos processados ou um lanche rápido, acabe sendo o nosso porto seguro.

No entanto, precisamos nos manter atentos a importância da necessidade de consumir vitaminas relevantes para o bom funcionamento do corpo, como a vitamina D, por exemplo, elemento que beneficia músculos, ossos, sistema imunológico.

Onde encontrar vitamina D

A vitamina D é ativada no corpo por meio da exposição à luz solar e essa é a forma mais prática e eficaz de suprir o alto consumo desse elemento. Porém, alimentos como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, cogumelos secos, leite, ovos e fígado bovino também podem ajudar.

Benefícios para o sistema imunológico

O sistema imunológico se beneficia diretamente da vitamina D. As células que compõem o sistema possuem receptores para a vitamina que é responsável por fortalecer o sistema de defesa do nosso corpo. 

Benefícios para o funcionamento do coração

A vitamina D também beneficia o coração de forma direta. O corpo, ao receber as quantidades necessárias para se manter saudável, consegue trabalhar para que não haja acúmulo de cálcio nas artérias, algo que auxilia em seu melhor funcionamento e também na prevenção de problemas como insuficiência cardíaca, derrame e infarto.

Gravidez saudável e prevenção de abortos espontâneos

Manter os níveis de vitamina D no organismo é algo muito importante para as gestantes, já que diversas pesquisas apontam a falta da vitamina como um dos principais fatores para os abortos no primeiro trimestre de gravidez.

Melhora na força muscular e no desempenho físico

A vitamina D é um elemento importante para a manutenção da força muscular. Isso acontece, pois ela atua de forma direta no metabolismo muscular garantindo melhor síntese muscular e melhor recuperação após a realização do exercício físico.

Ainda, em conjunto com a manutenção e o aumento da força muscular, outros estudos também apontam que a vitamina D também está relacionada ao aumento da capacidade aeróbica, potencializando ainda mais a realização de exercícios.

Prevenção do câncer 

Estudos recentes têm apontado a vitamina D como uma importante arma na prevenção de diversos tipos de câncer. Isso acontece graças a sua atuação no processo de diferenciação celular, evitando o aparecimento de células cancerígenas.

Fonte: Metlife

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy