Homens solteiros tem um cheiro mais forte do que os casados, aponta estudo

Homens solteiros tem um odor característico mais forte do que os casados, mostra estudo realizado por cientistas da Macquarie University, na Austrália. Segundo eles, os feromônios – aromas que emitimos devido aos nossos hormônios – desempenham um grande papel evolutivo na parceria e na atração.

“De uma perspectiva evolutiva, pode ser vantajoso para as mulheres detectar os sinais químicos que conotam o casal e, em última análise, evitar cortejar parceiros masculinos (especialmente com filhos) devido aos recursos relativamente reduzidos que eles podem oferecer”, relataram os autores do estudo.

Pesquisas anteriores já mostraram que homens solteiros tendem a ter níveis de testosterona mais altos do que homens com parceiros devido à competição sexual associada ao celibato, o que ajudaria a explicar o fedor mais forte. A manutenção do vínculo pode ser facilitada pela baixa testosterona, o que pode ser o motivo pelo qual os níveis do hormônio sexual tendem a diminuir em homens que estão em relacionamentos sérios.

Para o estudo, os pesquisadores forneceram a 91 homens uma camiseta branca lisa e instruíram cada participante a usar seu novo equipamento por um dia em máxima transpiração para garantir que “uma quantidade significativa de suor fosse absorvida na axila da camiseta”. Ao todo foram 46 solteiros e 45 homens com parceiras.

 

 

Depois, 82 mulheres foram obrigadas a cheirar ao menos seis camisetas diferentes e também viu uma fotografia do homem responsável por cada odor.

“Consistente com a nossa hipótese, o odor corporal dos homens solteiros foi classificado como mais fortes do que os homens casados. Também descobrimos que os rostos dos homens solteiros foram classificados como mais masculinos do que os rostos dos homens casados, entretanto, apenas por mulheres também casadas”, afirmam os autores.

Curiosamente, as mulheres que já tinham um parceiro também descreveram os rostos dos homens casados como mais confiáveis e leais do que os homens solteiros, embora as mulheres solteiras não conseguissem ver essas qualidades em nenhum dos grupos.

Os cientistas também apontaram outra explicação para o aumento do cheiro corporal de homens solteiros dizendo que eles não têm uma parceria porque podem ser menos higiênicos. “As evidências para essa afirmação vêm de pesquisas que mostram que homens solteiros têm piores resultados de saúde física e mental do que homens com parceiros, o que pode se manifestar como higiene mais precária”, concluem.

Fonte: O Globo

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy