População indígena do Piauí recebe assistência durante a pandemia de coronavírus

[Teresina] – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Superintendência de Atenção a Saúde e Municípios (Supat), em parceria com as secretarias municipais de Saúde estão realizando ações de trabalho da Força Tarefa com o objetivo de combater a Covid-19 entre a população indígena piauiense. A Sesapi já vem realizando ações de informação, prevenção e combate ao coronavírus, orientando estas comunidades e, para reforçar ainda mais, vai realizar testes rápidos e de anticorpos entre indígenas dos municípios de Piripiri, Lagoa de São Francisco, Uruçuí, Picos, Queimada Nova, Bom Jesus, Santa Filomena e Teresina.

“Desde o inicio da pandemia, a Sesapi vem atuando junto aos povos indígenas por reconhecer sua fragilidade, história e perfil epidemiológico. Temos unido grandes esforços junto aos municípios para atuar de forma coordenada, ampliando as ações de saúde com o objetivo de salvar vidas”, explicou o coordenador do estudo, Epifânio Ferreira dos Reis Neto. Ele reforçou que a secretaria estadual conta com profissionais que integram equipes multidisciplinares de saúde indígena.

Até o momento, o Piauí apresenta nove casos confirmados da doença entre indígenas e 190 pessoas sob suspeita. Os testes serão realizados em 673 famílias com um número de aproximadamente 2.692 indivíduos.

 

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy