Dia da Saúde Digestiva: sintomas repetitivos ou desconhecidos são sinais de alerta

A Organização Mundial de Gastroenterologia definiu o 29 de maio como Dia da Saúde Digestiva, com objetivo de orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças.

A doença do refluxo, que provoca a sensação de queimação, é uma das mais comuns e acomete cerca de um quarto da população, mas não necessariamente se torna crônica.

“Eventualmente, um pouco de sintoma de azia uma vez a cada vários meses não é um grande problema, o problema é o paciente que tem sintoma repetitivo”, alertou Jaime Zaladek Gil, gastroenterologista da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em entrevista à CNN.

Da mesma forma, tudo que foge da rotina no intestino também precisa ser examinado por um especialista.

“Quando pacientes começam a ter irregularidades como diarreia, constipação ou eventualmente sangramento na hora de evacuar, é um sinal de alerta que precisa ser investigado”, explicou Gil, que também chamou atenção para o emagrecimento associado a esses sintomas.

Com o acompanhamento adequado, as doenças do sistema digestório raramente demandam cirurgias.

“As medicações são muito eficazes para o tratamento dessas doenças”, esclarece Gil. “Mas muitos desses problemas são crônicos e vão precisar de tratamento a longo prazo. Em algumas situações, esses problemas se tornam cirúrgicos. Quando você tem o aparecimento de inflamações muito graves e perfurações no tubo digestivo, você acaba indo para uma cirurgia de correção. Mas são situações extremas que a gente sempre tenta evitar.”

O gastroenterologista explicou que as doenças do sistema digestório se agravam e se tornam mais comuns com o envelhecimento, mas ressaltou que elas têm se tornado cada vez mais comuns em toda a população, inclusive em crianças.

Fonte: CNN Saúde

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy