Cérebro, coração e testículo: ‘remédios’ que supostamente contêm partes de órgãos são vendidos na internet

Uma empresa com sede em Birmingham, na Inglaterra, diz fabricar “remédios” homeopáticos com partes de órgãos como cérebro, coração e até útero. Além disso, eles anunciam também medicamentos que supostamente contêm ossos fossilizados de répteis pré-históricos e água sanitária.

 

O alerta foi feito pelo portal de notícias britânico DailyMail. Todos os tratamentos listados são anunciados como remédios, embora as descrições sobre seus supostos benefícios à saúde sejam vagas.

Os frascos de compromidos ou de solução oral são vendidos na internet por 20 libras — o que equivale a aproximadamente R$ 125.

A empresa diz se basear no que a homeopatia chama de “Lei dos Semelhantes (Similia Similibus Curantur)” que diz que substâncias existentes na natureza (de origem vegetal, mineral e animal) têm a potencialidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir. A teoria afirma que se uma pessoa tomar uma dose tóxica de algo ela irá apresentar determinados sintomas que podem ser tratados/curados com uma dose homeopática — ou seja, pouquíssima quantidade do princípio ativo — desta mesma substância.

Em entrevista ao portal britânico DailyMail, Edzard Ernst, médico especialista em medicinas alternativas e professor de Medicina Complementar na Universidade de Exeter, no Reino Unido, disse que os exemplos descobertos por este site demonstraram o mundo “bizarro” e até mesmo “perigoso” da homeopatia.

“A maioria das farmácias homeopáticas oferece remédios que parecem mais do que estranhos para os não-homeopatas. Eles variam de pedaços do muro de Berlim a um pênis gonorreico. Alguns são baseados em não-materiais como vácuo, luz solar ou raios-X”, alertou o médico.

 

Ele aconselhou as pessoas a ficarem longe de empresas que vendem estes tipos de “remédios”, assim como de pessoas que aconselham pacientes a tomá-los.

Nenhum dos produtos listados como contendo partes de órgãos afirma explicitamente que são de origem humana. Algumas seções do site de vendas deixam claro que os tratamentos contendo órgãos são colhidos de animais específicos, como fígado de tubarão ou testículos de cavalo. Outros “remédios” baseados em órgãos listados para venda na plataforma incluem olho, pulmão, estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado, rim e vesícula biliar.

Fonte: O Globo

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy