Febre oropouche tem sintomas semelhantes aos da dengue, explica especialista

A febre oropouche, doença com oito casos confirmados no Piauí até esta quinta-feira (11), se caracteriza por sintomas semelhantes ao da dengue. O médico neurologista Marcelo Adriano explica que apesar dos sinais iniciais serem leves, é necessário se atentar para uma eventual evolução e agravamento do quadro infeccioso do vírus mosquito transmitido por meio da picada do mosquito Culicoides paraenses.

“Durante a doença o indivíduo fica com a prostração intensa, não consegue fazer nada. Além disso, fica febril e com dor no corpo, perde completamente a energia e a força de realizar as atividades. Em alguns casos, que são raros, pode haver também infecção do sistema nervoso centra. O vírus pode invadir o sistema nervoso causando quadros de meningite ou de encefalite”, destaca o especialista.

Devido às semelhanças, os casos de febre oropouche notificados foram inicialmente notificados pelas unidades de saúde dos municípios como dengue. O diagnóstico correto só foi possível após uma investigação laboratorial da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), por meio do Laboratório Central (Lacen-PI).

“Os casos migraram para as unidades de saúde com todo um quadro suspeito de dengue e na realidade, quado Lancen-PI recebeu o material e foram fazendo o diagnóstico e descartando as arboviroses, dengue, zika e chikungunya. Essa doença que se assemelha a todos os sinais de dengue, o complicador maior é o cuidado com a diarreia”, pontua Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi.

Apesar disso, o médico neurologista ressalta que não há razão para pânico em relação à nova doença em circulação no estado. “Essa detecção representa um motivo a mais para se ter cuidado em relação a mosquitos, tanto na formação dos seus criadouros, seja em casa, vias públicas e terrenos baldios, quanto com o contato com o mosquito”, destaca Marcelo Adriano.

Segundo a Sesapi, foram cinco casos de febre oropouche detectados na cidade de Amarante e três em Teresina. Seis pacientes possuem idades entre 20 e 59 anos, enquanto outros dois estão na faixa etária de 60 anos ou mais.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy