Homem vomita por meses ao ingerir dose muito alta de vitamina D

A vitamina D é extremamente importante para o organismo, regulando a concentração de cálcio e fósforo, ajudando a fortalecer os ossos e dentes, além de melhorar o sistema imunológico. Entretanto, quando ingerida muito além da recomendação médica, pode causar uma overdose, e ser muito perigosa para o corpo humano.

O aviso vem de médicos britânicos que acompanharam o caso de um homem no Reino Unido que foi hospitalizado como resultado de tomar quase 400 vezes a vitamina D diária recomendada. O paciente procurou atendimento médico por vômitos recorrentes, náusea, cãibras nas pernas, zumbido, dor abdominal, boca seca, aumento da sede e diarreia.

O estudo de caso foi publicado na edição de junho da revista BMJ Case Reports, e descreve os sintomas que duraram quase três meses e fizeram o indivíduo perder 12,7 kg. Os médicos descobriram que os sinais tiveram início depois que o homem começou um regime vitamínico intensivo por conselho de um terapeuta nutricional.

Ele estava procurando tratamento extra depois de ter sofrido vários problemas de saúde, incluindo tuberculose, acúmulo de líquido no cérebro, sinusite crônica, meningite bacteriana e um tumor no ouvido interno.

Com base no conselho do terapeuta nutricional, ele começou a tomar mais de 20 suplementos vitamínicos vendidos sem receita. Entre eles, estava a recomendação de tomar 150.000 UI (Unidade Internacional) de vitamina D, quando a necessidade diária é de apenas 400 UI.

Exames de sangue revelaram que o paciente tinha níveis severamente altos de cálcio, conhecidos como hipercalcemia – que é um efeito colateral comum da overdose de vitamina D. O homem foi hospitalizado por oito dias e tratado com fluidos intravenosos para limpar seu sistema, além de receber bisfosfonatos, medicamentos que ajudam a diminuir os níveis de cálcio no sangue.

“Este relato de caso destaca ainda mais a toxicidade potencial de suplementos que são amplamente considerados seguros até serem tomados em quantidades inseguras ou em combinações inseguras”, concluem os autores na pesquisa.

Eles alertam ainda que, apesar de o envenenamento por vitamina D ser relativamente raro, as pessoas que estiverem suplementando devem estar cientes dos sintomas, que podem incluir sonolência, vômitos, constipação, úlceras, pressão alta, ritmo cardíaco anormal, doença inflamatória nos olhos, rigidez articular e problemas renais.

As quantidades recomendadas de vitamina D geralmente podem ser obtidas através de uma dieta variada e também através da exposição à luz solar, escrevem os autores. Por isso há de se tomar cuidado com suplementos vendidos sem receita, que podem interagir com medicamentos prescritos e causar danos se tomados incorretamente.

Fonte: Revista Galileu

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy