Saúde mental: mindfulness pode ser tão eficaz quanto antidepressivos no controle da ansiedade, diz estudo

Acredita-se que mais de 300 milhões de pessoas vivam com algum tipo de transtorno de ansiedade, tornando-o o tipo de transtorno mental mais comum no momento. O termo inclui condições como agorafobia e pode levar a um risco aumentado de suicídio e incapacidade. O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo.

Os antidepressivos podem ser úteis no tratamento do distúrbio, mas não funcionam para todos os pacientes, além de terem indesejados efeitos colaterais. A boa notícia é que um novo estudo, publicado na revista científica JAMA Psychiatry, revelou que um tipo de meditação pode ser tão eficaz quanto esse tipo de medicamento no controle da ansiedade.

Pesquisadores da Universidade Georgetown, em Washington (EUA, compararam o efeito anti-ansiedade de técnicas de redução do estresse baseado em mindfulness (MBSR) com o uso de escitalopram, um medicamento da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), considerado um antidepressivo padrão-ouro.

Durante oito semanas, os voluntários no programa de mindfulness tinham aulas presenciais de duas horas e meia uma vez por semana, com um retiro de um dia durante a quinta ou sexta semana. Além disso, houve 45 minutos de exercícios diários em casa.

Os resultados mostraram que aqueles que experimentaram a atenção plena viram suas pontuações de ansiedade caírem em média 1,35 pontos, enquanto aqueles em escitalopram viram suas pontuações caírem em média 1,43 pontos. Em termos de significância estatística, ambas as intervenções estão no mesmo nível.

“Nosso estudo fornece evidências para médicos, seguradoras e sistemas de saúde recomendarem, incluírem e fornecerem reembolso para redução de estresse baseada em mindfulness como um tratamento eficaz para transtornos de ansiedade”, disse a psiquiatra Elizabeth Hoge.

Fonte: O Globo

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy