Viih Tube: influenciadora afirma que engordou 22kg durante a gestação; qual é o aumento de peso ideal para o período?

A influenciadora digital Viih Tube entrou em seus últimos momentos de gravidez. Ela está esperando Lua, sua primeira filha, fruto da relação com o ex-BBB Eliezer. Recentemente, pelas redes sociais, ela falou como está neste sétimo mês de gravidez e revelou que ganhou cerca de 22 quilos desde o começo da gestação.

 

 

“O importante é que eu estou saudável. Fiz todos os exames de curva glicêmica e pressão e está tudo bem. Então, é mais a parte estética mesmo, que neste momento não me incomoda em nada. Estou bem tranquila quanto a isso, amando meu corpo, o processo, minhas fases”, disse a influenciadora que ainda afirmou ter comido “o que quis” durante o período.

Apesar de ter feito os exames e estar saudável, Viih Tube engordou mais do que o recomendado pelos médicos. Especialistas afirmam que uma gestante deve ganhar em torno de 8 a 12kg em média durante o período.

Divididos em: peso médio do feto (3,2 a 3,6 kg), aumento das reservas de gordura do corpo (2,7 a 3,6 kg), aumento do volume de sangue circulante no organismo (1,4 a 1,8 kg), retenção de líquidos (0,9 a 1,4 kg), peso do líquido amniótico (0,9 kg), aumento de peso das mamas (0,45 a 1,4 kg), aumento de peso do útero (0,9 kg), peso da placenta (0,7 kg).

Em doenças da gravidez, como numa pré-eclâmpsia, onde há um acúmulo acima do normal de líquidos, a maioria dos fatores listados acima não varia muito de uma gestante para outra.

 

Em 2009, novas diretrizes mundiais foram estabelecidas, determinando que o ganho de peso gestacional ideal deveria variar de acordo com o índice de massa corporal (IMC) das mulheres antes da gravidez. Desta forma, mulheres muito magras poderiam engordar mais quilos na gravidez do que mulheres já previamente com sobrepeso, podendo chegar até 18 quilos a mais na gestação.

Dietas na gravidez

 

Especialistas afirmam que o ganho de peso é mais significativo no segundo e terceiro trimestre da gravidez, isso porque nos primeiros três meses, além do ganho ser mais focado no crescimento do feto, há os frequentes enjoos e vômitos.

As mulheres gestantes também não devem fazer dietas restritivas, independente do peso que elas estiverem. Não é indicado um jejum maior que 4 horas durante o período que a gestante esteja acordada.

O aconselhável é ter uma dieta saudável, evitando apenas os exageros nas calorias, açúcares e frituras. O objetivo da gestante, segundo os médicos, é manter o ganho de peso gestacional dentro da faixa indicada e não emagrecer por estética.

Peso em excesso ou insuficiente

 

Se a mulher grávida ganhar peso acima do ideal, por exemplo, a chance de ela se submeter a uma cesárea é maior e apresentam menores chances de voltar ao seu peso ideal após a gravidez.

 

 

O excesso de ganho de peso gestacional também tem sido associado a um risco aumentado de hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, além de aumentar, após o nascimento do bebê, o risco de obesidade infantil, diabetes e hipertensão nas crianças.

Já as mulheres com aumento do peso gestacional inferior ao desejado apresentam maior risco de terem bebês pequenos, com baixo peso ao nascimento e um maior risco de terem partos prematuros.

Fonte: O Globo

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy