73% dos brasileiros pretendem continuar fazendo terapia em 2022, diz pesquisa

A pandemia levou muitas pessoas a procurarem um psicólogo pela primeira vez. Segundo levantamento da Fepo Psicólogos, startup digital, cerca de 73% das pessoas que atualmente realizam atendimentos com um psicólogo pretendem continuar fazendo terapia em 2022.

A pesquisa revela ainda que a maior parte dos atendimentos ainda está concentrada na região sudeste (51,6%), seguido da região sul (21,5%), nordeste (12,9%), norte (7,4%) e centro-oeste (6,6%). O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking entre os países que mais sofrem com problemas psicológicos durante a pandemia, de acordo com o Instituto Ipsos.

O que faz as pessoas procurarem terapia?

Em 2019 quase 10% dos brasileiros já conviviam diariamente com ansiedade, o maior índice registrado no mundo. “Os cuidados necessários com a saúde mental é uma das consequências causadas, pois a pandemia fez com que as pessoas se sentissem cada vez mais sozinhas, desencadeando doenças que precisam de muita atenção, como a ansiedade e depressão”, comenta Felipe Laccelva, responsável pelo levantamento.

Dados da pesquisa também apontam que 47% dos entrevistados procuraram ajuda profissional para cuidar do emocional ou tratar de alguma doença mental. Durante a pandemia, o Ministério da Saúde fez uma consulta e constatou que a ansiedade foi o transtorno mais presente entre a população brasileira.

Veja três principais razões que levam as pessoas a procurarem ajuda:

-Dificuldade em se relacionar com um ente querido;

-Sentimento de solidão;

-Morte de um ente querido;

Quais benefícios?

A terapia não é indicada apenas em casos de depressão profunda, transtornos graves ou de dores muito agudas. Algumas pessoas têm dificuldade em falar abertamente com alguém próximo, então ter o auxílio de um especialista é uma prática que se revela proveitosa para qualquer indivíduo.

Confira a lista de benefícios:

-Confiança;
-Autoconhecimento;
-Segurança nas decisões;
-Autoestima;
-Superação de conflitos.

A pesquisa ainda indica que 75% das pessoas que decidem fazer terapia, fazem por escolha própria, ou seja, sem influência de amigos, familiares ou recomendação médica.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy