Autoanticorpos têm papel na formação de coágulos por Covid-19, diz estudo

Os autoanticorpos são aqueles que, em vez de atuarem na defesa, atacam as células e tecidos do próprio corpo. Essas proteínas podem ser a causa de coágulos sanguíneos relatados por pacientes com Covid-19, segundo concluiu um estudo publicado nesta quinta-feira (17) no jornal Arthritis & Rheumatology.

Os autores da pesquisa estudaram amostras de sangue de quase 250 pacientes hospitalizados com a doença e de 100 pessoas saudáveis. Nas coletas dos internados, eles detectaram altos níveis de autoanticorpos antifosfolípides, que podem desencadear coágulos sanguíneos nas artérias e veias de quem tem distúrbios autoimunes como lúpus e síndrome antifosfolípide.

A equipe, composta por pesquisadores da Universidade do Michigan, nos EUA, realizou um outro estudo sobre o tema em 2020, porém com camundongos. Na ocasião, os cientistas observaram que os autoanticorpos de pacientes com Covid-19 provocavam uma coagulação impressionante no sangue dos roedores.

Na nova pesquisa, os estudiosos notaram que isso ocorreu porque as moléculas parecem estressar as células endoteliais que compõem o revestimento interno dos vasos sanguíneos. Assim, as estruturas do endotélio perdem sua capacidade de impedir a formação de coágulos no sangue.

“Isso fornece uma conexão ainda mais forte entre a formação de autoanticorpos e a coagulação na Covid-19”, considera Hui Shi, principal autor do artigo, em comunicado. Ele explica que as células endoteliais são ativadas pelas moléculas que atacam o próprio corpo, fazendo com que os vasos sanguíneos fiquem “pegajosos”.

Dessa forma, outras células são atraídas para as paredes dos vasos, aumentando o risco de trombose. “Isso pode afetar muitos dos órgãos essenciais do corpo”, alerta o pesquisador da área de reumatologia.

Quando os cientistas removeram os autoanticorpos antifosfolipídeos das amostras de sangue humanas, viram que a ativação das células endoteliais responsável pela coagulação foi perdida. Ou seja, a equipe obteve mais uma prova do papel essencial desses autoanticorpos nos coágulos causados pela Covid-19.

Para Jason Knight, coautor do estudo, mais pesquisas devem ser feitas para confirmar a causa das ocorrências de trombose. É possível até que eventualmente os cientistas usem tratamentos contra a síndrome antifosfolípide, que ataca proteínas sanguíneas, também em casos de Covid-19. “Este é mais um passo para uma compreensão completa da interação entre a infecção por coronavírus, o sistema imunológico humano e a saúde vascular”, diz Knight.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy