Consumo de cannabis pode aumentar libido feminina, revela estudo português

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) publicado no European Journal of Neuroscience, em fevereiro, concluiu que o consumo de cannabis — a planta da maconha — pode aumentar a libido feminina. O estudo foi feito com ratos em laboratório e descobriu que o THC (o principal componente psicoativo da cannabis), influenciado pelos hormônios femininos (como estradiol e progesterona, por exemplo), aumenta a “resposta sexual” das mulheres.

 

Em comunicado oficial, uma das pesquisadoras explica que o THC atua sobre os neurotransmissores que são reguladores (glutamato e GABA), podendo, portanto, “ativar ou inibir os neurônios”.

— O que se verifica é que o THC aumenta a ativação dos mecanismos que desencadeiam a resposta sexual feminina, ao mesmo tempo que também aumenta a inibição dos mecanismos que deveriam ‘terminar’ esta resposta — afirma Sandra Sá.

O grande feito do estudo foi, segundo Sandra, mostrar “como a desregulação do sistema endocanabinóide, causada pelo consumo de cannabis, interfere em circuitos neuronais e altera o comportamento sexual feminino”.

No estudo com os ratos, foi usada uma baixa dose de cannabis de modo constante, para simular o que seria considerado um “consumo recreativo” por humanos.

Fonte: O Globo

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy