“Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação acontece neste sábado (17)

[Teresina] – O “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação, acontecerá neste sábado (17), nos postos de vacinação de todo o Piauí. A mobilização começou no dia 05 e vai até 30 de outubro. A meta de vacinação é de 95% do público-alvo.

“Se você está com o seu cartão de vacinação atrasado, criança e adulto jovem, procure um posto para atualizá-lo. No dia 17 de outubro vamos ter o “Dia D”, onde as unidades vão está de portas abertas para vacinar a comunidade”, destaca o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

A campanha de multivacinação é direcionada para crianças e jovens que ainda  não foram imunizados ou que estejam com a caderneta incompleta, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já distribuiu os imunobiológicos necessários para a realização da campanha nos 224 municípios piauienses.

“Os municípios já estão abastecidos, com mais de 15 imunobiológicos, que podem protegem contra diversas doenças. Pedimos a população que não deixe de se vacinar”, clama o superintendente.

Serão oferecidas vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Pandemia 

A Sesapi orienta as unidades de saúde que realizem a vacinação locais abertos e ventilados; disponibilizar local para lavagem das mãos ou álcool em gel; orientar que somente um familiar acompanhe a pessoas a ser vacinada e realizar a triagem de pessoas com sintomas respiratórios antes da entrada na sala de vacinação.

“A pandemia não acabou, por isso é importante que se evitem aglomerações, manter o distanciamento social, para que ao fazermos a atualização da caderneta de vacinação possamos também nos prevenir do coronavírus”, destaca Herlon Guimarães.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy