Diabetes gestacional: saiba como prevenir

A redução dos níveis de insulina em razão dos hormônios produzidos pela placenta é uma das razões pelas quais as mulheres grávidas podem desenvolver o chamado diabetes gestacional. Essa condição afeta cerca de 9 em cada 100 mulheres, mas pode ser evitada com exames regulares, hábitos saudáveis e dieta adequada.

Alguns fatores podem contribuir para aumentar os riscos de que isso aconteça. Como o diabetes é uma doença hormonal, o simples fato de haver histórico familiar da doença já é um fator de risco. Alguns sinais podem ser percebidos pelo médico durante o acompanhamento no pré-natal, o que reforça a importância de visitar regularmente o médico durante esse período.

O que é diabetes gestacional?

O diabetes gestacional ou Diabetes Mellitus Gestacional é uma doença causada por uma disfunção hormonal durante o período de gravidez. Essa disfunção reduz os índices de produção de insulina, fazendo com que o corpo tenha mais dificuldades de retirar a glicose da corrente sanguínea para enviar para as células.

Em geral, o organismo se adapta bem às mudanças naturais que ocorrem durante a gestação, mas em cerca de 9% dos casos pode haver problemas. Esse desequilíbrio hormonal é mais frequente em mulheres que apresentam alguns dos seguintes fatores:

  • Histórico de diabetes na família;
  • Histórico de diabetes gestacional anterior;
  • Obesidade ou sobrepeso;
  • Hipertensão;
  • Ganho excessivo de peso na gestação;
  • Gestação de gêmeos.

Como prevenir o diabetes gestacional?

Ainda que algumas pacientes tenham maior predisposição a desenvolver os sintomas dessa doença, felizmente existem diversas formas de identificar e prevenir essa condição. É fundamental que a gestante realize as consultas e os exames do pré-natal. A identificação precoce dos sintomas auxilia no tratamento e reduz consideravelmente as chances de desenvolvimento da doença.

Faça o pré-natal e todos os exames regulares

O período de gestação é uma ocasião na qual a mulher deve se cercar de todos os cuidados possíveis. Por isso, as consultas e os exames pré-natal não podem ser deixados de lado em hipótese alguma. Um teste de DMG deve ser realizado entre 24 e 28 semanas de gravidez – ou antes, em caso de avaliação de alto risco.

Mantenha a glicemia sob controle, monitorando os níveis de açúcar no sangue com exames regulares. Utilize a infraestrutura da Medprev para agendar todos os exames necessários recomendados pelo seu médico.

Tenha uma dieta equilibrada

Durante a gestação, é fundamental que a mulher tenha um acompanhamento nutricional. A orientação por parte de um nutricionista será imprescindível para a determinação da frequência e das quantidades de alimento consumidas em cada refeição. Em linhas gerais, prefira alimentos ricos em fibras como verduras, frutas vermelhas e farelos e grãos integrais.

Limite o consumo de doces e de alimentos ricos em carboidratos e reduza o consumo de alimentos fritos e gordurosos. Faça várias refeições ao longo do dia e evite se alimentar muito em uma única refeição.

Faça atividades físicas

Exercícios físicos nesse período só devem ser realizados mediante orientação médica. Entretanto, é fundamental que a mulher evite o sedentarismo durante a gravidez. Estudos mostram que a prática de 4 horas de atividades físicas por semana é suficiente para reduzir em até 70% as chances de diabetes gestacional.

Se possível, prefira atividades físicas mais leves, como caminhada ou natação. Use as escadas em vez do elevador e faça alongamentos como pilates ou yoga. Evite esportes de contato ou que apresentem maior risco de lesões.

Atenção aos níveis de estresse

O estresse é um dos fatores que pode contribuir para o desequilíbrio hormonal. Por essa razão, é recomendável que as mulheres adotem um estilo de vida mais saudável durante a gestação. Além da boa alimentação e da prática de exercícios físicos, limite a quantidade de horas trabalhadas e dê mais atenção às noites de sono e aos momentos de lazer.

Pratique exercícios de respiração, ouça músicas calmas e evite acumular tarefas ou obrigações para serem realizadas em um mesmo dia. Esse é um momento no qual é preciso ter consciência da importância de “pisar no freio” e manter um ritmo de vida mais tranquilo ao menos durante a gestação.

Fonte: Medprev

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy