Fiocruz: casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em crianças, aponta Infogripe

Dados do último Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgados nesta quinta-feira, apontam para o crescimento recente na curva de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) entre crianças de até 11 anos de idade. O estudo mostra que, provavelmente, esse dado está associado ao vírus influenza ou intercorrências respiratórias em função do início da primavera. Os dados se referem ao período de 2 a 8 de outubro.

O influenza A vem apresentando aumento em alguns estados do país, como Bahia, Goiás e Minas Gerais, com destaque especial para São Paulo e Distrito Federal – que registram o maior volume absoluto de positivos para esse vírus nas últimas semanas. Observa-se o predomínio da cepa H3N2, assim como no surto epidêmico de novembro e dezembro de 2021.

De acordo com o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, essa recente tendência de aumento de influenza em São Paulo e no Distrito Federal serve de alerta em decorrência da importância de ambos no fluxo interestadual de passageiros, especialmente para os grandes centros urbanos através da malha aérea nacional.

 

Covid-19 predomina entre adultos

 

Apesar da manutenção de queda, os dados seguem apontando para o predomínio do novo coronavírus na população adulta. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 25,4% para influenza A; 0,8% para influenza B; 13,0% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 34,1% para Sars-CoV-2 (Covid-19). Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 12,9% para influenza A; 0,0% para influenza B; 0,0% para VSR; e 82,2% para Sars-CoV-2 (Covid-19).

No cenário nacional, o boletim indica queda na incidência de SRAG na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e crescimento moderado na de curto prazo (últimas três semanas). A curva nacional segue apontando para o patamar mais baixo desde o início da epidemia de Covid-19 no Brasil.

Fonte: O Globo

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy