Infertilidade masculina: teste rápido, como o feito por Fábio Porchat, está disponível no Brasil; saiba como funciona

O apresentador Fábio Porchat revelou essa semana, durante participação no podcast ‘Quem Pode, Pod’, de Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme. A descoberta aconteceu por acaso, após Porchat comprar um teste de fertilidade masculina em uma farmácia nos Estados Unidos.

 

— Vocês sabem como são pessoas que gostam de farmácia… É uma Disneylândia. Daqui a pouco eu olho e encontro um teste de fertilidade para homem. Ah, vou comprar, achei curioso — contou o apresentador.

Ele conta que fez depois de seis meses da compra, fez o teste, mas o resultado foi inconclusivo. Porchat achou que fez algo errado e decidiu procurar um urologista para fazer um novo exame. Para sua surpresa, foi constatado que ele tem uma baixa contagem de espermatozoides.

— Deu uma contagem baixíssima. Isso não tem a ver com a quantidade de esperma que sai, mas sim com a quantidade de espermatozoide. Para um homem ter filho naturalmente, normalmente, ele pode ter de 150 milhões a 50 milhões de espermatozoides. O meu deu tipo 2 milhões. Baixíssimo — explicou o apresentador.

Teste rápido de fertilidade masculina

 

O teste rápido de fertilidade masculina, disponível em farmácias, avalia a quantidade de espermatozoides presente no sêmen. No Brasil, é possível encontrar um kit que aponta, em poucos minutos, se o homem tem mais de 15 milhões de espermatozoides por ml, o que seria um indicativo da fertilidade. O mecanismo é semelhante ao autoteste de Covid-19 ou a um teste de gravidez.

Para realizá-lo, basta o homem coletar uma amostra de sêmen ejaculando em um frasco coletor que acompanha o teste e deixá-lo repousar em uma superfície plana durante 20 minutos. Após esse período, deve-se agitar o frasco coletor circularmente 10 vezes para homogeneizar delicadamente a amostra. O conteúdo é coletado com a ajuda de uma pipeta, que também acompanha o teste e transferido para um frasco diluente. No novo recipiente a amostra também deve ser homogeneizada e repousar sobre uma superfície plana durante 2 minutos.

 

 

Por fim, duas gotas desse líquido final devem ser gotejadas no dispositivo para o teste do envelope, que deve estar em uma superfície plana. O resultado fica pronta em cinco a fez minutos. Quando aparecer duas linhas, o resultado do teste é positivo e indica a contagem de espermatozoides acima de 15 milhões por ml de esperma. Se aparecer apenas uma linha, o resultado é negativo.

A principal vantagem desse tipo de teste é a possibilidade de realizá-lo no conforto e na privacidade da própria casa. Entretanto, é preciso esclarecer que um resultado negativo ou inconclusivo, como aconteceu com Porchat, não significa infertilidade.

 

Isso porque a contagem de espermatozoides não é o único parâmetro que deve ser analisado para determinar a infertilidade masculina. Além disso o kit avalia apenas a contagem de esperma acima de determinado nível. Por isso, a recomendação de especialistas e do próprio fabricante é procurar um médico para uma avaliação mais completa.

Por exemplo, um espermograma tradicional, realizado em laboratório, analisa a quantidade espermatozoides e outros fatores, como mobilidade dos espermatozoides, volume total ejaculado, morfologia e vitalidade. Além disso, outros fatores podem interferir no resultado, como estado emocional, alimentação, exercícios físicos, uso de substâncias como álcool ou cigarros, entre outras.

Fonte: O Globo

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy