Síndrome de Tourette: o que é o transtorno que fez Lewis Capaldi interromper a carreira

O cantor Lewis Capaldi, conhecido pelos hit Someone You Loved, anunciou nas redes sociais uma pausa por tempo indeterminado na carreira. Em setembro do ano passado, Capaldi revelou que foi diagnosticado com síndrome de Tourette.

 

“[…]Ainda estou aprendendo a me ajustar ao impacto da minha síndrome de Tourette e no sábado ficou claro que preciso dedicar muito mais tempo para colocar minha saúde mental e física em ordem, para poder continuar fazendo tudo o que amo para muito tempo”, continua.

No último sábado, o músico escocês esteve no Glastonbury Festival, quando precisou que o público o ajudasse a terminar o show.

Além de Capaldi, Billie Eilish, David Beckham e o ex-BBB Cara de Sapato também convivem com a condição.

 

O que é a síndrome de Tourette?

 

A síndrome de Tourette é uma condição neurológica hereditária que pode causar uma série de tiques físicos, incluindo espasmos, piscar e pular, ou até mesmo sons com a boca, embora xingar sem controle é o sintoma mais reconhecido da doença. Eles geralmente não prejudicam a saúde, porém além de dolorosos, os tiques podem piorar devido ao estresse, ansiedade ou cansaço.

Essa condição geralmente começa durante a infância, entre os dois e os 14 anos. Metade dos pacientes diz que seus sintomas melhoram com a idade, enquanto outros desaparecem completamente.

Como é o tratamento para a síndrome de Tourette?

 

Atualmente, não há cura para a síndrome, mas há alguns tratamentos com medicamentos, terapias e até mesmo Botox, como é o caso do cantor que recebe injeções para enfraquecer o músculo na região dos ombros, e mostra como ele deve se contrair. Neste tratamento, o corpo pode “desaprender” o tique com o tempo até fazê-lo parar de surgir.

Até agora, o tratamento psicológico e a estimulação cerebral profunda, ou seja, a implantação de eletrodos na rede cerebral, são as opções mais eficazes, mas a medida que o número de pacientes com a doença aumenta, os fármacos continuam sendo o pilar para o tratamento de Tourette.

Os neurolépticos são o principal tipo de droga utilizada, que altera o efeito das substâncias químicas no cérebro envolvidas no movimento. Mas clonidina, cloazepam e tetrabenazina funcionam para reduzir os tiques e também são distribuídos.

Como controlar as crises da síndrome de Tourette

 

Especialistas afirmam que é importante desviar a atenção dos sintomas. Jogar um jogo no celular que exige alta concentração, pensar em outras situações, ou se manter calmo pode ajudar no momento das crises. Lembrar também de manter a respiração sempre suave e lenta.

Outra coisa importante na hora de reagir ao ataque de ansiedade é ignorar que ele possa acontecer novamente. Recomenda-se a realização de exercícios ou atividades diárias que ajudem a relaxar, a nos concentrarmos no momento em que estamos e em tudo que nos rodeia.

Foto: Reprodução/ Instagram

Fonte: O Globo

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy