[DF]-Médicos da UBS 3 do Itapõa “prescrevem” livros para pacientes

Sair da consulta médica com um livro para ler em casa passou a ser rotina para crianças e adolescentes atendidos na Unidade Básica de Saúde 3 do Itapoã. O projeto chamado “Prescreva um livro” foi idealizado pelo médico da família e comunidade Estêvão Rolim que faz a recomendação na própria receita médica: “A leitura é uma semente para o futuro.”

“Nas consultas, conseguimos promover a leitura, o que pode fazer muita diferença no futuro desses jovens. A estratégia consiste em deixar livros dentro do consultório para que os pacientes possam folhear, brincar, conhecer e, inclusive, levar para casa e trazer na próxima consulta para contar a história”, disse o médico.

Segundo ele, o projeto funciona com doações e teve início no final de 2016, na UBS 2 da região administrativa, onde o médico atuava. Com a abertura da UBS 3 em um espaço ao lado da administração regional da cidade, o médico deu continuidade à iniciativa em seu novo local de trabalho. “Nossa idéia é que as equipes da UBS 2 permaneçam com o projeto e que seja feita a expansão para a UBS 1 também”, disse.

O médico destacou ainda que a proposta inclui a transformação do espaço da unidade básica em uma biblioteca comunitária para aumentar o acesso aos livros e à leitura no cenário de vulnerabilidade da região. “Sabemos que, geralmente, o hábito de leitura é muito baixo. Por isso, vamos começar no próximo mês a promover encontros mensais com quem pegou livro, para indicar para outros pacientes.”

Por mês, aproximadamente 60 livros são emprestados. Um deles foi levado por Yasmyn de Souza. A adolescente de 14 anos escolheu “Diário de uma mosca”, de Doreen Cronin. “Achei muito legal essa idéia, porque enquanto o médico conversa com o meu responsável eu posso ler. Eu gosto de leitura”, disse. “É um incentivo que distrai na hora da consulta e a literatura é sempre muito bem-vinda”, disse a mãe da garota, Raylde de Sousa.

“A menina dos olhos mágicos”, de Edna Castro, e “Os caçadores de mel”, de Francesca Martin, também estão entre os títulos disponíveis.

DOAÇÕES – Quem quiser contribuir com o projeto pode ir até a Unidade Básica de Saúde 3 para fazer as doações. A estrutura funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Administração Regional do Itapoã.

UNIDADE – A UBS 3 conta com três equipes Estratégia Saúde da família, responsáveis por atender a população das quadras 1 e 2 do Itapoã, 1 a 7 da QL, e 1 a 25, 49,51 e 52 do Del Lago.

Fonte: Secretaria de Saúde de Brasilia

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy