[DF]-Saúde amplia número de UBSs com atendimento aos sábados

O atendimento em 41 Unidades Básicas de Saúde (UBS) não termina na sexta-feira. Todas elas já estão fazendo consultas, vacinação, coleta de exames e atendimento em farmácia também aos sábados, das 7h às 12h, nas sete regiões de saúde do Distrito Federal.

“Uma das premissas da UBS é facilitar o acesso dos usuários aos serviços de saúde. Grande parte da população trabalha nos dias úteis e tem dificuldade de comparecer à UBS. Com o funcionamento aos sábados, os usuários conseguem utilizar os serviços. Com isso, ampliamos a vinculação dos nossos usuários às suas equipes também”, observa a coordenadora de Atenção Primária, Alexandra Gouvêa.

A região com o maior número de UBS abertas aos sábados é a Sudoeste, com nove unidades, sendo duas em Taguatinga, quatro em Samambaia e três no Recanto das Emas. A partir de abril, outras três devem estender o atendimento: UBSs 1 e 2, de Taguatinga, e UBS 11, de Vicente Pires.

As regiões Oeste (Ceilândia e Brazlândia) e Norte (Planaltina e Sobradinho) também não ficam atrás. Cada uma tem seis UBSs abertas aos sábados. Segundo Vinícius Paulino, diretor de Atenção Primária da Região Norte, em abril, outras duas devem ampliar o atendimento: UBS 1, de Sobradinho II, e a 2, de Planaltina. “Cada UBS dessas pode aumentar em 10% sua capacidade de atendimento”. Em Ceilândia, a UBS 3 também estenderá o funcionamento até sábado.

VAZIAS – Com pouco tempo em funcionamento aos sábados, Alexandra Gouvêa observa que o movimento neste dia da semana tem sido baixo. Observação essa também feita por Eduardo Cândido, pai da pequena Helena. “Optamos por vaciná-la num sábado, na UBS 1, da Asa Norte, e chegando lá não havia ninguém para ser atendido. Os servidores estavam até ociosos”, destacou.

A unidade a que ele se refere passou a abrir aos sábados no primeiro fim de semana de março, quando foram feitas somente sete vacinações e 23 atendimentos de consulta. Na mesma região, a UBS 1, do Cruzeiro, atendeu, no primeiro sábado, apenas o equivalente a 1% do total de demandas da semana. Próximo dali, a UBS 2, também no Cruzeiro, também passará a atender aos sábados.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy