Hospital da Criança recebe incentivo para atender indígenas em Roraima

[Boa Vista] – O Hospital da Criança Santo Antônio, localizado na capital Boa Vista em Roraima, vai receber, anualmente, R$ 510,6 mil do Ministério da Saúde, valor referente ao Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI). O estabelecimento foi habilitado para receber o IAE-PI por prestar atendimento de forma diferenciada aos indígenas da região, conforme sua cultura e costumes. O recurso começa a ser repassado a partir deste mês de dezembro.

Parte da Rede de Atenção à Saúde (RAS) de Boa Vista, o Hospital Santo Antônio é uma das principais unidades de referência dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Leste Roraima e Yanomami para o atendimento de média e alta complexidade do estado e faz parte do fluxo de assistência de acesso as Casas de Saúde Indígena (CASAI) desses dois DSEIs. Há muitos anos possui em sua dependência um profissional intérprete, que facilita o diálogo entre pacientes indígenas e a equipe multiprofissional. A comunicação mediada por um tradutor facilita o entendimento e a conduta dos procedimentos elencados no projeto terapêutico de cada indígena, durante todo o período de internação e/ou realização de exames e consultas especializadas.

O recurso para o Hospital Santo Antônio será repassado na modalidade Fundo a Fundo em 12 parcelas mensais, sendo a primeira equivalente a 20% do valor total aprovado para o período e os 80% restante, dividido em 11 parcelas de iguais.

O Secretária Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Marco Toccolini, explica que, para habilitação do IAE-PI, o estabelecimento de saúde precisa construir um Plano de Metas e Ações(PMA), “a partir de objetivos descritos em Portaria que estimula as unidades de saúde a desenvolver metas relacionadas a adequação de ambiência, acesso dos cuidadores tradicionais e valorização das medicinas tradicionais indígenas, a promoção de atividades educacionais entre as equipes do DSEI  e profissionais dos estabelecimentos, além de ações voltadas a gestão da clínica para atenção diferenciada.”

ATENÇÃO ESPECIALIZADA AOS POVOS INDÍGENAS

Atualmente, existem no país 25 estabelecimentos de saúde habilitados para receber o IAE-PI, totalizando um valor anual de repasse estimado em R$ 4,1 milhões.

Dentre os serviços de Atenção Especializada aos Povos Indígenas constam atendimento de média e alta complexidade, como consultas em diversas especialidades de cada categoria profissionais, como medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e assistente social.

Por Ana Cláudia Amorim, da Agência Saúde

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy