Saúde do Distrito Federal assume remoção de corpos por morte natural

[Brasília] – As remoções de cadáveres, em residências e vias públicas, em decorrência de morte natural, passaram a ser efetuadas, a partir deste sábado (26), pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Secretaria de Saúde. A equipe da pasta começou a atuar já na madrugada de hoje, ao remover o corpo de uma mulher, de uma residência em Ceilândia. Antes, o serviço era prestado pela Polícia Civil. A mudança é mais uma das ações do SOS DF Saúde.

“As mortes em vias públicas, ou em casa, por causas naturais, passam a ser investigadas pelo SVO, mas isso não elimina a necessidade do registro de ocorrência na delegacia”, explicou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Elaine Morelo.

Equipe que atuou madrugada deste sábado

O contato para informar sobre o óbito deve ser feito à polícia. O boletim de ocorrência é registrado nas delegacias vinculadas, que avaliarão cada caso, comunicando ao SVO os óbitos de causa natural, e ao Instituto de Medicina Legal (IML) as mortes de causa violenta ou suspeita. “O agente policial definirá por qual serviço o corpo deverá ser removido”, esclareceu a subsecretária.

O SVO destina-se à investigação de causas de morte natural aparente, prestando um importante serviço para subsidiar ações e planejamento em saúde. Com o fim do Acordo de Cooperação Mútua entre a Secretaria de Saúde e a Polícia Civil, o Serviço de Verificação de Óbito passa a ficar a cargo exclusivamente da pasta. Ele funcionará 24 horas por dia, com equipes compostas por técnico de laboratório, médico, motorista e servidor administrativo. Os trabalhos internos ficarão centralizados no Hospital Regional de Ceilândia.

SAIBA MAIS – Existem três tipos de serviços que investigam causas de óbitos: o Instituto de Medicina Legal, serviços de Anatomia Patológica dos hospitais regionais e Serviço de Verificação de Óbitos. Cada um realiza um tipo de investigação. O IML apura casos que ocorram por causas violentas, suspeitas ou que envolvam apuração policial; o serviço de Anatomia Patológica investiga casos de pacientes internados há 48 horas ou mais sem esclarecimento da causa mortis/ou sem diagnóstico definido da causa do óbito; o SVO, por sua vez, investiga casos de morte natural que ocorram sem definição da causa da doença.

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy