3 sinais de alerta para baixa imunidade

O sistema imunológico é uma proteção natural do corpo para destruir a entrada de vírus e germes e proteger o organismo contra possíveis doenças. O que muitas pessoas não sabem é que o que comemos e a forma como levamos a vida influencia diretamente na saúde e reflete na nossa imunidade.
Uma alimentação equilibrada é responsável por até 70% da alta imunidade e um organismo com baixa imunidade pode ter dificuldades de recuperação ao menor sinal de enfermidade. Se você vem ficando doente com muita frequência, tem feridas que demoram a cicatrizar ou sente-se cansado mais que o normal sem um motivo especial para isso, pode significar que o seu sistema imunológico está enfraquecido.
De acordo com American Psychological Association, o estresse a longo prazo enfraquece as respostas do organismo, pois diminui os linfócitos do corpo e os glóbulos brancos – que ajudam a combater infecções. E quanto mais baixos os níveis de linfócitos, maior é o risco de pegar um resfriado, por exemplo.
Além de gripes frequentes, outro importante sinal de baixa imunidade é demonstrado através de feridas que aparecem pelo corpo. O que acontece é que a pele entra em uma espécie de controle de danos após ser queimada, cortada ou raspada e o corpo trabalha para proteger a ferida e regenerá-la. Este processo de cicatrização depende de células imunológicas saudáveis mas, se seu sistema imunológico estiver lento, sua pele não poderá se regenerar. Em vez disso, suas feridas perduram e dificultam a cicatrização.
Outro sinal muito importante a ser notado está diretamente ligado ao descanso. Quando o sistema imunológico está em sofrimento, o mesmo acontece com o nível de energia do corpo, pois ele está tentando economizar essa energia para alimentar o sistema imunológico e, assim, combater os germes. Portanto, se você está dormindo o suficiente e ainda sofre de exaustão, vale a pena considerar uma visita ao especialista.