5 fatos sobre o câncer de próstata que você não sabia

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou um dado afirmando que 68 mil brasileiros devem sofrer de câncer de próstata entre 2018 e 2019. O número elevado faz com que este tipo de doença seja uma das mais comuns entre homens no país. Um dado revelado pelo aplicativo de votação Quinto preocupa ainda mais: 64% dos usuários que votaram na pergunta disseram que não se previnem contra o câncer. Quando questionados sobre o exame de toque, 82% responderam SIM sobre ainda ser um tabu e uma barreira no combate à doença.

Buscando mudar a realidade das pesquisas apresentadas pelo Quinto e pelo Inca, o urologista Alex Meller, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), deu algumas dicas de como prevenir o câncer e falou sobre alguns fatos que provavelmente você não sabia sobre a doença.

  1.    Sem sintomas!

Alex disse que o câncer de próstata não apresenta sintomas e, raramente, quando isso acontece, o tumor já está em estado grave. Ele citou dificuldade de urinar e dores fortes na bexiga – por conta do tamanho do tumor. Fique atento!

  1.    Tabu desnecessário

O exame de toque, um dos mais eficazes na hora de detectar o tumor no paciente, ainda é um tabu. O urologista contou ao Quinto que as mulheres – sim, as mulheres – são as que tomam a iniciativa e convencem os homens a passarem pela consulta.

  1.    Alguém da família já teve?

O médico Alex afirmou que se o homem tiver alguém da família – principalmente do lado paterno – que tenha tido o câncer de próstata, deve começar a fazer o check-up a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50.

  1.    Tem colesterol alto? Cuidado!

Pouquíssima gente sabe, mas manter o colesterol estabilizado pode ajudar a prevenir o câncer na próstata, sim! Inclusive, o urologista Alex afirmou que pacientes que têm o câncer e mantêm o colesterol controlado tem uma diminuição considerável na gravidade do câncer.

  1.    Essa você não sabia!

O sexo pode diminuir as chances do homem ser uma das 68 mil vítimas da doença. É o que ressalta o médico urologista Alex Meller. Ele explica que, apesar de a eficácia do sexo não ser totalmente comprovada, esse é o tipo de terapia que não há contra-indicação! Então, não custa tentar!

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy